4.6.06

A LISTA DE SCHINDLER

"Quem salva uma Vida, salva o Mundo Inteiro"
Talmude
As turmas do 9º ano têm estado a ver, nas aulas de História, o filme "A Lista de Schindler", um documento fundamental sobre o Holocausto dos judeus, principais vítimas do estado nazi.
Embora este blogue seja dedicado à História Local, a História da Humanidade é também a nossa História. Vamos então lançar o debate:
"O que é que mais te impressionou e/ou sensibilizou ao veres este filme?"
Prof.ª Maria dos Anjos

10 comentários:

Anónimo disse...

Gostámos muito de ver o filme, é impressionante ver a forma de como o judeus foram mal tratados, e parecia impossivel um homem só salvar tantos judeus. Custa também ver porque é que fizeram mal a pessoas que queria apenas ser felizes e trabalhar.

Anónimo disse...

axei este filme espetacular revela muito bem o que aconteçeu naquela altura!! brigadão stora

Anónimo disse...

eu adorei veu o filme!! apesar de algumas cenas serem chocantes, mas foi muito interessante ver o filme!! beijinho=)

mada disse...

(Desculpem mas carreguei onde não devia antes de tempo, se quiserem apaguem as anteriores versões)
Eu não vi o filme mas conheço a temática e apeteceu-me comentar não o filme mas o facto de se falar dele num blogue de História Local. Ou antes, de falarem e convidarem a que se fale dele no vosso blogue. Para nós, aqui e agora, a situação de que trata o filme não será exactamente 'local' ou 'actual'. Mas, por outro lado, ele faz-nos reflectir em aspectos que não são específicos nem de um só lugar nem de um só tempo. E, nesse sentido, pode ajudar-nos a olhar a nossa história (do aqui e agora) mais profundamente e com mais consciência sobre o que fazemos.
Para mim, isso será um dos aspectos que liga o falar deste filme ao que tem sido um dos grandes objectivos do vosso Blogue (o de nos ajudar a olhar para o que nos rodeia com olhos mais atentos). Por isso, acho que é bastante coerente a conversa que promoveram sobre ele.
Mais uma vez fica demonstrado o vosso bom trabalho, de constante inquietação perante a vida, que é assim que crescemos todos nós (vocês e nós daqui,...). Parabéns.

B* disse...

eu gostei t de ver este filme..no entanto n principiu n parecia ser nada de intrexante mas começou.s a desenvolver e a cativar a atenção da maltatoda!!! O filme ta muito bem feito...e mostra muito bem como as pessoas eram tratadas na época...é chocante ver algumas paxagens, em que se mata por ser um mero desporto!!! Foram épocas muito cruéis!!!

Anónimo disse...

Mada:
Decidi lançar este desafio aos alunos (3 turmas do 9º ano) de verbalizarem aquilo que sentiram ao ver o filme, porque o silêncio que se fez na sala e a emoção visível em alguns rostos, demonstraram que, apesar da banalização da violência, através das imagens que invadem diariamente o nosso quotidiano, os nossos jovens são sensíveis ao sofrimento alheio.
Estou à espera que mais alunos sigam o exemplo destes colegas e façam os seus comentários.Sei que têm coisas importantes a dizer!
E, já agora, não usem linguagem "sms"!

Anónimo disse...

o k mais me xokou, foi ver k no mundo existem pexoas tao mas capazes de kerer acabar kon a raça humna, fikei felix ao ver k á pelo contrario pexoas k tentam ajudar e por vidas faxem o k podem ate mesmo arricas faikar na miséria, gostei muito do filme, era bom k todoas as pexoas foxem komo SHINDLER...

Patrícia's Blog disse...

Bem, quero pedir desculpa pelo atraso! Mas mais vale comentar tarde do que nunca.
É sem duvida um filme fascinante! E que despertou em nós um grande sentimento de tristeza ao saber que toda aquela desumanidade para com os judeus, que nunca tinham feito nada para merecer tal coisa, aconteceu na vida real!!!
É horrível ver o que o homem pode fazer a vida de outros homens inocentes e a maneira como o pode fazer.
O filme realmente retrata muito bem todo o acontecimento. E agradeço à stora a oportunidade.
Bjs da Patrícia (9ºC)

karina** disse...

gostei muito de ver o filme, apesar de algumas partes serem um pouco chocantes, mas todas elas sao muito interessantes!
bjs**

Janine Fernandes disse...

O filme ta brutal....!!
Adorei!

Acho que é muito dificil fazer o que os realizadores do filme fizeram.... (não e para todos)!!
Acho que deve ser muito dificil exprimir o que se sentiu naquela altura... e este filme faz-no muito bem!

Gostei da menina de vermelho!!
E acho que as cenas chocantes no filme foram indispensaveis para que podesse-mos ficar realmente a perceber o que se passou!

Brigado stora!