16.11.06

DEPOIS DE MOLEDO
Cristiana Trindade

Túmulo de Inês de Castro - Mosteiro de Alcobaça


Apesar de ter vivido, segundo a lenda, longas temporadas em Moledo, D. Inês de Castro residia, com os seus filhos e o príncipe, no paço que a rainha Santa mandara edificar junto ao convento de Santa Clara, na margem esquerda do rio Mondego, em Coimbra.
D. Fernando, filho de D. Constança e de D. Pedro, vivia em Lisboa, onde era educado como príncipe, pois iria ser rei de Portugal quando D. Afonso IV e D. Pedro morressem.
D. Afonso IV receava que D. Inês viesse a ser rainha (não nos esqueçamos que D. Pedro era viúvo de D. Constança). Ele sabia que por maldade o seu neto poderia morrer e um dos filhos de D. Inês de Castro poderia vir a ser rei de Portugal.
E foi no dia 7 de Janeiro de 1355 que tudo aconteceu. D. Pedro saiu de casa para iniciar a caça de montaria e despediu-se dos filhos e da amada.

De seguida D. Afonso IV foi até Montemor-o-Velho com a sua corte e ali reuniu com os conselheiros de estado, Diogo Lopes Pacheco, Álvaro Gonçalves e Pêro Coelho.
D. Afonso estava indeciso, se havia de fazer tal monstruosidade mas lá o convenceram.
Foi ao cair da noite que o rei e a sua corte chegaram a casa de D. Inês.
Não houve gemidos, nem lágrimas das crianças que impedissem a morte de D. Inês de Castro, que morreu degolada pelo machado do algoz.

(Fotos: http://195.20.14.201/0/05/76/09/c-ronaldo/41-alcobaca2.jpg e http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Ines_de_castro.jpg/300px-Ines_de_castro.jpg )

1 comentário:

Anónimo disse...

sim senhor, tou a gostar de ver... vejo que andam a trabalhar bem e que sao muito aplicados... as storas devem estar muito orgulhosas... entao stora na 5ªfeira houve muitos alunos que fizeram greve ai na escola?? na minha muitos fizeram (eu tembem) sei que nao devia, mas tambem temos que lutar pelo que achams melhor... mas o pior de tudo foi que na 6ª feira quando fui pa minha primeira aula, a stora nao apareceu e veio o stor Fernando Milheiro fazer a aula de substituição... e eu pensei pa mim: "Deus castiga"... lol beijinhos para todos e a continuação de um bom trabalho. P.S: veja o jornal Alvorada desta semana, sai la uma noticia sobre a greve. beijos