30.12.06

HISTÓRIA DA FREGUESIA DE MIRAGAIA
S. Lourenço dos Francos

Rui Ferreira


Em 1555, os povos das povoações de Miragaia, Ribeira de Palheiros, Papagovas e Casais de Campainhas (que são as que formam a freguesia hoje em dia) e Marteleira, Vale de Lobos, Carrasqueira, Casais de Araújo e Cabeça Gorda (que agora formam a nova freguesia da Marteleira), – todas elas pertencentes à época à freguesia e paróquia de Nossa Sª da Anunciação da Lourinhã – representados pela Confraria de S. Lourenço dos Francos, pediram ao Arcebispo de Lisboa, D. Fernando de Vasconcelos e Meneses, a criação de uma nova Freguesia.

Como o pedido foi atendido, aquelas povoações foram desanexadas da Paróquia ou Freguesia da Nª Sª da Anunciação, passando a formar a Freguesia de São Lourenço dos Francos, com sede na igreja do velho convento dos Agostinhos, há muito tempo abandonado e em ruínas.
A Freguesia de São Lourenço dos Francos passou a chamar-se Freguesia de Miragaia após a implantação da República, em 1910, por ser a povoação mais importante da freguesia e por a Junta de Paróquia se encontrar aí sedeada.

Sem comentários: