16.1.07

VISITA AO MUSEU DA LOURINHÃ
Cristiana Trindade

O Museu da Lourinhã nasceu devido a um grupo de amigos, pessoas curiosas e interessadas na descoberta da Arqueologia e Etnografia. Foi então em 1981 que o Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã foi fundado e deu origem ao museu que hoje conhecemos.

O museu divide-se em 3 espaços de exposição, que são: Paleontologia, Etnografia e Arqueologia.

A Arqueologia é a ciência que estuda os vestígios materiais da evolução da civilização humana, desde os nossos ancestrais primatas até hoje.
No museu da Lourinhã, a Arqueologia divide-se em Paleolítico, Mesolítico, Neolítico, Calcolítico, Romano e Idade Média. Aí pode-se ver peças interessantes que foram encontradas no concelho da Lourinhã, como por exemplo, unifaces, bifaces, machados, um menir, entre outras.

A Etnografia é
ciência que estuda os povos, suas origens, línguas, religiões, costumes, etc. Na exposição de Etnografia pode-se observar os costumes e as profissões do povo da Lourinhã.
As profissões antigas aí representadas são: carpinteiro, torneiro, fotógrafo, ferreiro, ourives, oleiro, boticário, petroleiro, canteiro, sapateiro, tanoeiro, correeiro, arreador e rendeiro.

A Paleontologia é a Ciência que estuda os fósseis e os seres extintos.
A secção de Paleontologia está dividida em duas salas. Uma fala da evolução da vida, a outra dos dinossauros.
Nessa secção podemos ver dinossauros encontrados no nosso concelho e réplicas montadas.
É um espaço interessante para visitar. Passe pelo Museu da Lourinhã e vai ver que não se arrepende.

(visita efectuada pelos membros do clube no dia 4 de Janeiro)

Sem comentários: