20.4.07

CAMPANHA "Salve uma Pintura Antiga"

A Câmara Municipal lançou uma campanha de angariação de fundos para restaurar pintura antiga da Lourinhã. São 31 quadros a necessitar de uma intervenção urgente de restauro. Como parceiros da autarquia encontram-se a Santa Casa da Misericórdia, possuidora da maioria das obras, a Paróquia da Lourinhã, a Confraria de N. S.ª dos Anjos e o Museu do GEAL.

A inventariação das pinturas foi feita pela historiadora de arte, Sandra Boavida (do concelho da Lourinhã), assim como o levantamento dos custos de restauro que ascendem a 88.541,75 Euros, obra a ser executada pelo Instituto José de Figueiredo.

De facto, a Lourinhã tem um dos maiores espólios de pintura antiga, se exceptuarmos a dos museus nacionais. São trabalhos dos seguintes pintores: Mestre da Lourinhã, Lourenço de Salzedo, Diogo Teixeira, Mestre da Arruda, Josefa de Óbidos e de seu pai, Baltasar Gomes Figueira.
A nossa escola tem vindo a proporcionar aos alunos visitas de estudo regulares a estes espaços, no âmbito dos programas curriculares e tem testemunhado a necessidade de algumas intervenções urgentes neste domínio, como se pode ver pelo estado da pintura de uma das capelas-oratórios (no muro da Quinta de St.ª Catarina).

Daí que queremos manifestar o nosso apreço por esta iniciativa de defesa e preservação do património. As instituições em causa não têm fundos suficientes, pelo que o nosso contributo é fundamental. Os donativos são entregues na tesouraria da Câmara Municipal e deles serão passados recibos para efeitos de IRS, no âmbito da Lei do Mecenato.

Sem comentários: