7.11.08

Entrevista ao Sr. José Patas


Alinhar ao centro




Nos passados dias 17 e 24 de Outubro, o Clube de História Local realizou uma entrevista ao senhor José Patas, na continuação do trabalho que estamos a desenvolver sobre as pescas em Ribamar.
As alunas Rita Vicente e Catarina Teixeira começaram por elaborar a entrevista. Depois as alunas Ana Beatriz e Daniela Barreto estabeleceram o contacto para calendarizar a entrevista.
Os conhecimentos que o senhor José Patas tinha sobre Ribamar, levaram à divisão da entrevista em dois dias.
No dia 17, falou-nos sobre as origens de Ribamar, nomeadamente os seus primeiros habitantes; a pesca em Porto Dinheiro, Peniche e Lourinhã; a sua infância e escolaridade; o início da sua actividade como pescador.
No dia 24, realizámos a entrevista previamente elaborada, abordando aspectos como: instrumentos utilizados no início da sua actividade; embarcações; métodos de trabalho; pescado; locais de venda; preços; compradores; a pesca em Porto Dinheiro e Porto Novo; a paixão pelo mar.
Gostamos muito da vinda à escola do senhor José Patas, foi muito prestável, aprendemos muito sobre a pesca e sobre Ribamar.




O Clube de História Local

2 comentários:

Anónimo disse...

Convidar o sr. José Patas para falar sobre a pesca, foi uma boa ideia, porque ele detem conhecimentos importantíssimos sobre a história da pesca e de Ribamar. É essencial que essas informações fiquem registadas, porque a História é a vida e ninguém melhor do que aqueles que a viveram para a contar.
Espero que o entusiasmo continue, assim como o bom trabalho que estão a realizar.
Parabéns a todos, professores e alunos!

Prof.ª Maria dos Anjos

Anónimo disse...

São sempre interessantes as visitas de alguém com mais sabedoria, principalmente quando o nosso objectivo é aprender com essa pessoa, e ninguém melhor como alguém que já teve contacto de perto com o assunto a estudar para nos ensinar sempre um pouco mais.
Eu, que fui aluno do Clube de História Local o ano passado, também estive numa palestra deste estilo, mas, devido ao tema, a Batalha do Vimeiro, o senhor que disponibilizou o seu tempo foi o senhor Rui Cipriano. Para além das palestras dadas por professores lá da escola, que além de não estarem directamente ligado ao clube se iam disponibilizando a "favor do saber".
é muito interessante o trabalho deste clube, e espero que quem nele trabalha, tenha gosto nele, porque "Quem corre por gosto não cansa".
Continuação de um bom trabalho.

Jorge Fernandes
9ºA