De manhã...
As turmas A e B do 8º ano, no âmbito da disciplina de História, visitaram a Misericórdia para analisar os quadros do Mestre da Lourinhã, obras-primas da pintura portuguesa do Renascimento. Como o espaço é exíguo, as turmas alternaram com a visita à Igreja de Santa Maria do Castelo, belo edifício gótico e classificado monumento nacional (1922). Para ser possível duas visitas em simultâneo, contámos com a colaboração do senhor Rui Cipriano. Finalmente, encontrámo-nos todos na igreja do Convento de Santo António.
À tarde...
Os membros do nosso clube (alguns tinham participado nas visitas da manhã) foram finalmente às grutas, utilizadas pelos homens pré-históricos. A da Feteira não pode ser visitada por estar inacessível. Um pouco mais longe, na Columbeira (já no concelho do Bombarral), depois de uma subida íngreme, entrámos numa das grutas - a da Lapa do Suão. Os nossos "espeleólogos" íam bem apetrechados de lanternas para conseguirmos observar alguma coisa no meio da escuridão.
Fomos acompanhados por alguns professores da nossa escola, que se increveram neste percurso e orientados pelas dras. Carla e Alexandra do Museu da Lourinhã, a quem agradecemos a disponibilidade.
Foi uma experiência fantástica!