23.4.06

ARTES DECORATIVAS - I

TALHA DOURADA
David Serra
Altar-mor
Igreja de S. Miguel
Vimeiro

A Talha Dourada é uma técnica de escultura, em que a madeira (principalmente carvalho e castanho) é talhada e depois coberta por uma fina película de ouro.

Já existia no tempo dos Egípcios e Gregos. Também podemos encontrá-la em templos budistas e confucionistas, assim como em mesquitas muçulmanas.
Na Europa desenvolveu-se principalmente durante o Barroco, nos séculos XVII e XVIII.

Usada principalmente no interior de igrejas e capelas, em altares e retábulos, para responder a uma encomenda de talha dourada era necessário o trabalho de vários artesãos: escultores, entalhadores e douradores. Todos tinham que cumprir as ordens do mestre, que era o responsável perante o cliente, pois o contrato, muitas vezes assinado no tabelião (notário), tinha que ser cumprido rigorosamente.

Em Portugal a talha dourada é, como o azulejo, um verdadeiro fenómeno nacional tendo atingido a sua maior importância entre 1690 e 1790. Uma explicação para o grande desenvolvimento da talha dourada em Portugal pode ser a grande quantidade de ouro que nos chegava do Brasil durante o reinado de D. João V.

2 comentários:

Anónimo disse...

O David faltou ao clube na última 5ªfeira, porque a sua turma tinha uma visita de estudo. Mas, na véspera veio entregar-me a disquete com o trabalho de férias.Entretanto, já outros fizeram o mesmo.Como só temos 90' por semana e os computadores não chegam para todos os clubes,até aqui sou eu que publico os trabalhos. Pode ser que para o ano tenhamos mais computadores.
O David é do Vimeiro,uma das mais antigas freguesias do concelho da Lourinhã, cujo orago é S. Miguel.
Não acham que o trabalho do David ficou muito bonito depois de publicado?

mada disse...

De facto estas fotos estão muito boas (para lá do texto, claro) com uma luz bonita que realça o brilho da talha dourada de que eu também gosto muito. Esses alunos do Clube, para lá de gostarem do seu património, sabem valorizá-lo na forma como o dão a conhecer. Obrigada pelo cuidado e continuem o bom trabalho...