24.1.07

Um dia dedicado à História e ao Património Locais

De manhã...

As turmas A e B do 8º ano, no âmbito da disciplina de História, visitaram a Misericórdia para analisar os quadros do Mestre da Lourinhã, obras-primas da pintura portuguesa do Renascimento. Como o espaço é exíguo, as turmas alternaram com a visita à Igreja de Santa Maria do Castelo, belo edifício gótico e classificado monumento nacional (1922). Para ser possível duas visitas em simultâneo, contámos com a colaboração do senhor Rui Cipriano. Finalmente, encontrámo-nos todos na igreja do Convento de Santo António.

À tarde...

Os membros do nosso clube (alguns tinham participado nas visitas da manhã) foram finalmente às grutas, utilizadas pelos homens pré-históricos. A da Feteira não pode ser visitada por estar inacessível. Um pouco mais longe, na Columbeira (já no concelho do Bombarral), depois de uma subida íngreme, entrámos numa das grutas - a da Lapa do Suão. Os nossos "espeleólogos" íam bem apetrechados de lanternas para conseguirmos observar alguma coisa no meio da escuridão.
Fomos acompanhados por alguns professores da nossa escola, que se increveram neste percurso e orientados pelas dras. Carla e Alexandra do Museu da Lourinhã, a quem agradecemos a disponibilidade.

Foi uma experiência fantástica!

9 comentários:

Anónimo disse...

foi optimo, gostei da parte da manha mas adorei a parte da tarde. subir aquilo tudo e depois entrar naquela gruta. Foi lindo! Temos de repetir a experiência...

Anónimo disse...

Olá a todos! Adorei o vosso trabalho no blog. Sou professora de História numa escola perto de leiria e tenho um blog para os meus alunos que vos convido a visitar www.clubehistoria.blog.com. Sou mais preguiçosa a escrever, mas vou já fazer um link para o vosso blog. Parabéns.

cristina oliveira

Anónimo disse...

Cara colega Cristina Oliveira:

Em nome dos elementos deste clube, agradeço a simpatia de ter comentado o nosso trabalho. Este blogue resulta do trabalho de alunos do 3º ciclo, que se inscreveram no clube de História Local. Na nossa escola, a Área de Projecto do 3º ciclo funciona à mesma hora em todas as turmas e os alunos do 7º ao 9º escolhem o clube da sua preferência (temos, este ano, 13 clubes em funcionamento que contemplam diversas áreas). A avaliação é atribuída a cada aluno na AP da respectiva turma. O objectivo é permitir aos alunos inscreverem-se em projectos da sua preferência e desenvolverem actividades mais práticas.
No nosso clube e nos outros mais virados para a exploração do meio local, o trabalho produzido irá ser disponibilizado num site a criar, que constituirá mais um recurso para nós (na nossa escola) podermos utilizar na leccionação do programa nacional. O meio local é um óptimo laboratório na aprendizagem da História, das Ciências, etc.
Espero que possamos continuar a partilhar os nossos projectos.

Maria dos Anjos Luís

Anónimo disse...

adorei a visita da parte de manhã, mas à tarde ainda foi melhor.
foi muito divertido subir, descer e entrar na gruta.
a gruta está muito bem situada no meio daquelas paisagens que transmitem uma paz incrivel.
Foi excelente entrar naquela gruta.
só tive pena de não podermos entrar na gruta da Feteira. mas já foi bom as senhoras do museu terem-nos estado a explicar como era a gruta antes de estar debaixo do aviário.
Espero que possamos repetir a experiência.

Anónimo disse...

Inês:
Ainda bem que gostaste. Na próxima 5ª feira ficamos na escola, mas eu e profª Lurdes temos uma surpresa.
Bjs

Anónimo disse...

Uma supresa?! Estou para ver...tenho a certeza que vai ser fixe. Estou ansiosa. Então até amanha. bjs.

Anónimo disse...

Olá...!!! Adorei ir d manhã à vista de extudo... principalmente na parte onde fomos à igreija do Castelo...
Mas, com muita pena minha, não fui às grutas porque não fasso parte do Clube de História. Adorava ter ido porque gosto muito de visitar grutas e coisas do género.

Daniela Pinheiro

Anónimo disse...

acho que este blog asta muito bem estruturado.
Ademiro muito o trabalho feito por todos os participantes, quer alunos quer professores. continuação de um bom trabalho... espero voltar a vir ver este blog, pois tem, textos muito interessantes...

Afonso Salgueiro de Gonsalves

Anónimo disse...

isto é uma merda