8.3.07

A Gruta da Feteira
Cristiana Trindade e Vera Santos

A gruta da Feteira localiza-se na freguesia de S. Bartolomeu de Galegos, concelho da Lourinhã, mais concretamente entre as povoações de S. Bartolomeu de Galegos, Feteira e Moledo, junto a uma pedreira abandonada.
A descoberta desta gruta deu-se em Outubro de 1981, no decorrer da construção de um novo aviário. Devido às obras e às escavações foi descoberta uma galeria subterrânea até então desconhecida, embora não fosse a entrada principal da gruta.
O grupo de espeleologia e arqueologia da Lourinhã (GEAL) interveio junto da Câmara Municipal e do Instituto Português do Património Cultural para se preservar este sítio. O arqueólogo João Zilhão chefiou então uma equipa que fez uma escavação de salvamento desta necrópole neolítica, com cerca de 5.300 anos e publicou os resultados científicos.
Foi então descoberto um numeroso espólio antropológico de uma sepultura colectiva, que permanecia à superfície da galeria, alguns artefactos e espólio cerâmico.
Na Pré-História, época destes artefactos, os mortos eram enterrados com os objectos pessoais (que eram a sua “riqueza”). Assim sendo, nas necrópoles encontravam-se machados, enchós polidas, cerâmicas (vasos de forma hemisférica) e contas de colar fabricadas por perfuração de uma concha marinha.

Estes objectos estão agora no museu da Lourinhã onde as pessoas os podem apreciar.

Imagem: Espólio da gruta exposto no Museu da Lourinhã - http://www.museulourinha.org/pt/arq_neol_1.htm

Visita efectuada ao local no dia 24 de Janeiro de 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

ola pessoal... tudo bem por aí??
stora Maria dos Anjos ontem (quinta-feira) fui a Conimbriga e a Óbidos, e lembrei-me de si... tirei fotografias aos azuleijos de Conimbriga se quizer para estudar no clube de historia posso dar-lhe... gostei muito da visita... beijinhos para todos...

Anónimo disse...

Sara:
Já estava com saudades tuas! Gostaria muito de ficar com as fotografias.
Bom fim de semana.
Bjs.