7.7.09

Visita de estudo à Igreja de S. Sebastião na Marteleira


No dia 29 de Maio, o Clube de História Local realizou uma visita à Igreja de São Sebastião na Marteleira com o objectivo de a conhecer e estudar.
Fomos recebidos pelo responsável da igreja, que nos mostrou todo o interior e esclareceu as nossas dúvidas. Verificamos que a Igreja de São Sebastião se encontra em bom estado de conservação, tendo traços do estilo Barroco, sobretudo na ornamentação.
A primeira parte da igreja, inicialmente chamada Capela do Santo Mártir, poderá ter sido construída em meados do século XIV. A segunda parte terá sido construída no início do século XVII e a terceira parte em 1907, data da construção da torre sineira. A capela-mor é separada por um arco de volta perfeita, de estilo renascentista, a nave é revestida por azulejos azuis e brancos. O altar-mor e os dois altares laterais são revestidos a talha dourada, ornamentados com colunas e decoradas com cachos de uvas, parras de videira e pequenas figuras de santos.
O exterior apresenta-se pintado com tons de branco e cinzento e tem uma torre sineira no lado esquerdo da fachada. O acesso às portas da igreja é feito através de uma grande escadaria. No cimo das escadas encontra-se um cruzeiro.


Raquel Vicente

1 comentário:

Anónimo disse...

este trabalho está muito fixe e espero que continuem assim
parabens