30.10.09

A equipa da 6.ª Feira

O trabalho deste grupo continua a avançar, embora lentamente. Isto deve-se não apenas à natureza do projecto, mas também ao facto de dispor apenas 45' por semana para a sua concretização.
Fica aqui um pequeno apontamento de um dos trabalhos que estão a ser realizados. As suas autoras encontram-se espelhadas no ecran do computador.

29.10.09

Visitas de estudo à Igreja do Castelo

Começámos esta semana a visita à Igreja da Santa Maria do Castelo da Lourinhã. A realização em pequenos grupos é mais proveitosa, porque não há tanta dispersão e podemos em conjunto explorar melhor os elementos estruturais, decorativos e simbólicos do edifício.
Esta "aula de História" contempla momentos de exposição, mas privilegia a descoberta, baseada na observação e registo no guião previamente fornecido, (o guião tem uma pequena introdução histórica na 1.ª página). Depois partilham-se os resultados das observações e a sua interpretação.

Grupo de alunos do 8.º A, 29.10.2009


Grupo de alunos do 8.º B, 27/10/2009

Os alunos participantes manifestaram a sua satisfação por esta saída, argumentando que assim se aprende melhor, apesar de alguma brincadeira pelo meio... Querem voltar a repetir a experiência, visitando outros locais de interesse histórico e patrimonial da Lourinhã.

23.10.09

VISITAS DE ESTUDO À LOURINHÃ

Anunciação, pintura a óleo sobre tábuas de castanho, 1530-1550*

A partir da próxima semana, vão iniciar-se as saídas à vila para visitar a Igreja Matriz, cujo orago é Nossa Senhora da Anunciação. É conhecida como Igreja de Santa Maria do Castelo, por se ter erguido dentro das muralhas da desaparecida fortaleza.


Em pequenos grupos (às terças e quintas feiras), na carrinha do "Grupo de Amigos de Ribamar," os alunos das turmas do 8.º ano vão ter oportunidade de visitar este monumento nacional. Esta visita integra-se na leccionação da "arte gótica" na disciplina de História e na Área de Projecto, que alia a Introdução às Tecnologias da Comunicação e Informação com a História Local.

Enquanto um grupo realiza a visita com a professora de História, os outros ficam na sala com a professora de TIC e os grupos vão rodando até todos terem tido oportunidade de realizar a respectiva deslocação. Para o próximo período outras visitas estão previstas.

* Esta pintura esteve exposta na parede da capela-mor da igreja do castelo, do lado do Evangelho, até cerca de 1837, ano em que este templo foi abandonado e a matriz transferida para Santo António. A igreja do castelo foi restaurada na década de trinta do século XX e recuperou o estatuto de matriz nos finais do século passado, mas não as obras que aí se encontravam.

16.10.09

Os painéis do Mestre da Lourinhã

S. João Evangelista na ilha de Patmos

Depois seleccionados os textos e as imagens sobre a História dos painéis do Mestre da Lourinhã - S. João Baptista no Deserto e S. João Evangelista na Ilha de Patmos - a Jéssica e a Rita vão agora a analisar os quadros propriamente ditos. Assim há que identificar as características do estilo renascentista presentes nas obras e interpretar as imagens (iconografia), não apenas das figuras centrais e de seus atributos, como também dos pormenores que ajudam a esclarecer a narrativa.























S. João Baptista no Deserto












Nota: As fotografias de pormenor foram feitas a partir da obra de Manuel Batoréo, Pintura Portuguesa do Renascimento - O Mestre da Lourinhã, edª Caleidoscópio, 2004.

9.10.09

O Arranque dos Projectos













Enquanto as turmas A e B do 8.º ano se estão a familiarizar com as ferramentas da informática, os membros do grupo da 6.ª feira iniciaram hoje os seus projectos. O Projecto da Márcia Nunes e a Ana Sofia Santos (9.ª A) é sobre a História e as características estéticas da Igreja do Castelo da Lourinhã; o do Rafael Ferreira (9.º B) e do Pedro Alfaiate (8.º B) sobre os simbolos que estão gravados na pedra dessa igreja; o da Jéssica Cruz (9.º A) e da Rita Vicente (9.º B) analisa os painéis do mestre da Lourinhã, obras-primas da pintura portuguesa do Renascimento e o Paulo Pereira é o consultor na área da música, responsável pela selecção do fundo musical dos DVDs.

Escolher imagens, seleccionar textos, elaborar o genérico do DVD e pensar nos tipos de música adequados a cada um dos temas, foram algumas das actividades do sessão de hoje.

Pelo que observei, o trabalho promete!

Aos alunos do clube de História e a todos os alunos de Ribamar, desejo que se divirtam na festa que hoje se inicia - festa anual dedicada a Nossa Senhora de Monserrate. Mas não se deitem muito tarde nos dias em que houver aulas!

Prof.ª Maria dos Anjos Luís

2.10.09

DIVULGAÇÃO DA HISTÓRIA E PATRIMÓNIO LOCAIS
Perspectivas de trabalho

Neste ano lectivo, o clube de História Local encontra-se dividido em três grupos de trabalho: na Área de Projecto das turmas A e B do 8.º ano (3.ª e 5.ª feira) em parceria com a professora Sílvia Silva, professora de Introdução às Tecnologias da Informação e Comunicação e outro grupo composto maioritariamente por alunos do 9.º ano, em actividade extra-curricular, às sextas-feiras.

Ao fim de quatro anos lectivos de funcionamento, o nosso clube constituiu um arquivo com várias centenas de fotografias e produziu inúmeros textos sobre a história e o património do concelho da Lourinhã, que merece uma divulgação não apenas on line (veja-se o site http:// itinerariosribamar.googlepages.com) mas também e, de uma forma apelativa, junto dos alunos da nossa escola. Deste modo propomo-nos realizar pequenas apresentações temáticas, através do movie maker, que poderão ser utilizadas nas turmas durante as aulas de História ou em outras ocasiões.
Prof. Maria dos Anjos Luís