23.10.09

VISITAS DE ESTUDO À LOURINHÃ

Anunciação, pintura a óleo sobre tábuas de castanho, 1530-1550*

A partir da próxima semana, vão iniciar-se as saídas à vila para visitar a Igreja Matriz, cujo orago é Nossa Senhora da Anunciação. É conhecida como Igreja de Santa Maria do Castelo, por se ter erguido dentro das muralhas da desaparecida fortaleza.


Em pequenos grupos (às terças e quintas feiras), na carrinha do "Grupo de Amigos de Ribamar," os alunos das turmas do 8.º ano vão ter oportunidade de visitar este monumento nacional. Esta visita integra-se na leccionação da "arte gótica" na disciplina de História e na Área de Projecto, que alia a Introdução às Tecnologias da Comunicação e Informação com a História Local.

Enquanto um grupo realiza a visita com a professora de História, os outros ficam na sala com a professora de TIC e os grupos vão rodando até todos terem tido oportunidade de realizar a respectiva deslocação. Para o próximo período outras visitas estão previstas.

* Esta pintura esteve exposta na parede da capela-mor da igreja do castelo, do lado do Evangelho, até cerca de 1837, ano em que este templo foi abandonado e a matriz transferida para Santo António. A igreja do castelo foi restaurada na década de trinta do século XX e recuperou o estatuto de matriz nos finais do século passado, mas não as obras que aí se encontravam.

Sem comentários: