27.3.06

Os próximos passos...

Durante este 2º período fartámo-nos de passear! Práticameste, todas as quintas feiras lá fomos nós à descoberta de histórias interessantes e da riqueza patrimonial das nossas igrejas e capelas. Tirámos fotografias e registámos algumas notas.
Agora falta-nos redigir os textos definitivos e publicar os posts.
Na última 5ª feira combinámos adiantar o trabalho nas férias e fizémos a seguinte distribuição de tarefas:
O Marcelo, o Igor e o Valter vão escrever sobre a igreja velha da Marquiteira e reconstituir a história do seu restauro, com base nos episódios contados pelo sr. Leonel Cunha ( não se esqueçam do achado do túmulo da Maria Quitéria e dos frescos). A D. Arménia vai escrever um texto sobre a lenda de Santa Bárbara, padroeira da Marquiteira.
A Sílvia, a Ana Patrícia e a Marisa vão escrever sobre a Igreja da Misericórdia, nomeadamente sobre a tradição da "Procissão do Enterro do Senhor", que todos os anos sai pelas ruas da Lourinhã na Sexta Feira Santa. E, claro, sobre os painéis do Mestre da Lourinhã. Sobre a capela das Matas, vão fazer um estudo comparativo de como era o edifício antes e depois do restauro. Aqui a Patrícia vai dar uma ajuda ao escrever sobre a Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira das Matas.
A Armanda, a Mariana e a Sara vão debruçar-se sobre os azulejos da Igreja do Convento de S. António (os do altar mor contam-nos lendas muito interessantes).
O David como mora no Vimeiro, vai falar sobre a Igreja de S. Miguel e da sua bonita talha dourada.
Esperamos corresponder às expectativas criadas e que são visíveis nos comentários ao nosso blogue.

19 comentários:

mada disse...

Pois é já estão com um conjunto razoável de leitores assíduos. O blogue tem de facto tudo para dar certo e já agora gostava de saber o que é os alunos têm achado destas visibilidades e conversas???
Continuem a mostrar-nos o que existe por esse lugar à beira mar.

mar disse...

Vou esperar por esses trabalhos, não desapontem!

mar disse...

A hora do blogue não está correcta, é melhor irem ver as definições para acertar

TF disse...

Que grandes projectos para as férias a estudar o património da região!!
Vai ser uma produção para o blog!!
Estão num bom ritmo e acho que encontraram aqui um meio para divulgar o património da região e dá-lo a conhecer às pessoas. Além de que este blog é uma oportunidade muito boa de darem visibilidade ao vosso trabalho.
Boas Férias!
Teresa

Anónimo disse...

Muito bem. Gostei de ver o empenho dos alunos e o seu entusiasmo na defesa do património local. Parabéns! Precisamos de incutir na nova geração a necessidade de preservarmos o que de bom nos deixaram os outros seres bípedes pensantes e agentes activos. Afinal não estamos confinados a uma geração de indisciplinados e pouco trabalhadores. Força! Sigam a força do Benfica no exterior!

sandrocas disse...

Mais uma vez este grupo de trabalho fantástico surpreendeu-me.Força, não desaninem e mostrem a todos as belezas da nossa terra...

Anónimo disse...

Parabéns uma maneira mto intexante de contruir uma História que pode estar um pouco enterrada nas vocês vão conxeguir que exa parte se fotaleca! lol

Anónimo disse...

Pois é.. para alem deste projecto que temos até aqui, queremos vos dar mais acerca deste patrimonio expetacular que temos á nossa volta... É com grande vontade e entusiasmo que contribuimos com mais um pouco para a nossa e vossa cultura geral.. Nós aprendemos imenso neste clube.. é claro que nada fariamos sem a nossa stora Maria dos Anjos, ela é expetacular e entusiasma tudo e todos a sua volta.. é sem duvida uma lutadora pelos direitos patrimoniais, deviamos ser todos um pouco como ela e decerteza que este pais iria evoluir, e preservar os nossos antepassados..

Anónimo disse...

"Aprender a fazer, fazendo".
Um "chavão" só o é se deixarmos que o seja. Ora aqui está como se pode aprender de maneira diferente. Fora da sala de aula, informalmente a sério, estes jovens historiadores mostram a sua verdadeira natureza e naturalmente desaparece o desinteresse, a desmotivação e outros adjectivos menos abonatórios que nós, Professores, estamos fartinhos de ouvir aos nossos pares. Se deles (alunos)exigimos, temos que lhes oferecer algo em troca, quanto mais não seja um modo diferente de aprender...
Aos meninos e meninas frequentadores deste blog, só peço que façam um esforço para escrever correctamente. Afinal escrever "expetacular" dá tanto trabalho como escrever "espetacular". Força Ribamar !...

Anónimo disse...

Caro Colega:

"Espectacular", porque deriva de espectáculo e não espetacular.

Anónimo disse...

Se as mesas tivessem culatra era por lá que sairia o murro... De qualquer modo obrigado(a) pela correcção que me fez. A ideia que deixei, essa, não mudará. Bem hajam Ribamar...

Anónimo disse...

Bem pela maneira de falar nota-se logo que é um stor a falar pork não utiliza esta linguagem juvenil... ou seja é umcota autentico (com todo o respeito).. o Sr Murro na Mesa devia saber que os jovens de hoje em dia não se preocupam muito com o Portugues correcto... precebeu a msg ?? então isso é que interessa.... qual a diferença entre expetacular e espetacular??? um x? não muda muito....

Anónimo disse...

Cartolina azul:
Percebo que os jovens utilizem uma linguagem codificada ou com abreviaturas para ser mais rápido mandar mensagens. Faz-me lembrar os documentos antigos, em que se recorria às abreviaturas para poupar no pergaminho que era muito caro.
No entanto, fico preocupada com a afirmação que fazes de que os jovens de hoje não se preocupam em utilizar correctamente o Português.Exprimirmo-nos correctamente facilita a compreensão das mensagens e é necessário também para preservarmos a nossa língua que, tal como os monumentos que estamos a estudar, faz parte da nossa identidade. Apostar na qualidade daquilo que fazemos deve ser o nosso lema!

Anónimo disse...

Subscrevo inteiramente o comentário anterior. Não gosto da linguagem das sms, não por causa das abreviaturas, mas pelo uso inadequado de algumas. Eu explico:
porque - pk pq querido(a)- kido quido professor - profexor prof, etc. Ou seja, desaprovo integralmente a introdução do K quando temos o Q e o uso do X para o duplo ou simples S. Abrts, sim pq dão mt jto e sao uteis. Boas Frs e bfs.

Anónimo disse...

Maria dos Anjos, caríssima colega e amiga,
Sinto que a plena Fruição da Vida se atinge sempre que conseguimos mergulhar, bem fundo, num Oceano de Entusiasmo e dele emergir como que Renovados!
Amante que sou das citações e da sabedoria que elas encerram, aqui registo esta, proveniente de terras africanas: "O Sábio não perde tempo a contar as Estrelas, ainda que as admire. Segue aquela que lhe mostra o Caminho!" Tenho a certeza de que esta forma de estar e de agir combina muito bem contigo!
PARABÉNS pela tua inteligência, manifesta não só na sabedoria que solicitamente disponibilizas aos teus semelhantes, mas também na forma como aproveitas as reais vantagens das tuas aprendizagens em favor da comunidade. O conteúdo deste blog é muito interessante e impulsionador da motivação que se pretende incutir nos nossos discentes. Aqui se prescinde da infantilidade vazia que já não nos deve habitar, enquanto adultos que somos, em benefício da vertente pedagógica que, tão suavemente, acaricia.
Para ti, tanto como para os restantes elementos do Clube de História Local, desejo o máximo de sucesso e de satisfação pelo trabalho ainda a desenvolver!

Cristina Maria Camoêsas

Anónimo disse...

Este blogue está bué da fixe

Anónimo disse...

Olá. Eu sou uma antiga aluna desta Escola. Neste momento estou no 2º ano de Faculdade. Estou em letras, mas nunca desprezei a importância da História em qualquer momento que fosse. Aprendi a gostar de História no 7º ano, com a professora Maria dos Anjos e nunca mais me desencantei. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, a ideia do blog esta muito bem aproveitada, esperemos que seja para continuar, sempre a inovar.
Um beijinho muito grande à professora Maria dos Anjos,
Tânia Fonseca, Ribamar

Anónimo disse...

Tânia:
Obrigada pelo teu comentário de incentivo. Ainda há pouco tempo estivemos a falar de ti, eu e professor Paulo Duarte (disse-lhe que a Maura é tua irmã).Contei-lhe aquele episódio,que nunca esqueci: estávamos em Chamonix (aquando do intercâmbio com a escola francesa de Lyon), numa gruta do glaciar e tu viraste-te para mim e disseste: "professora, eu nem acredito que estou aqui!" Essa tua capacidade de te deslumbrares com aquilo que nos rodeia,essa tua vontade de aprender,de ultrapassar as limitações do nosso meio e a tua alegria de viver fazem de ti uma pessoa extraordinária.
Sabes, este ano não estava a pensar organizar uma visita à Assembleia da República para os nonos anos. Ora, a tua irmã não descansou enquanto não me convenceu; fez um abaixo assinado entre os alunos das três turmas a pedir a visita e lá fomos no final do 2º período (até já me entregou o relatório, que está bem escrito).
Já estás no 2º ano da Faculdade?!
Vem visitar-nos, tenho saudades tuas!
Beijinhos da professora Maria dos Anjos.

Anónimo disse...

o senhor murro da mesa e um cota k nem sabe escrever espectacular e nao sabe nada sobre os jovens de hoje é um granda COTA!!!!
Mas o blog esta expectacular continuem assim clube de historia