14.4.06

TRADIÇÕES RELIGIOSAS - I

Sexta Feira Santa



O culto ao Senhor dos Passos e ao Senhor Morto, de fortes tradições nas gentes da Lourinhã, remonta a meados do século XVII ou princípios do século XVIII e teve origem na Igreja da Santa Casa da Misericórdia desta vila.

A tradição centenária do Procissão do Enterro do Senhor, que sai da Igreja da Misericórdia e percorre as ruas da Lourinhã, na Sexta Feira Santa, não se realizou este ano devido à chuva que se fez sentir durante toda a tarde. No entanto, na sexta feira anterior ocorreu a Procissão do Senhor dos Passos, que também se insere nas celebrações que antecedem a Páscoa.
Na época da difusão destes cultos, a Santa Casa da Misericórdia mandou construir várias capelas-oratórios pelas ruas da Lourinhã, relacionadas com os Passos da Paixão de Cristo. Sobreviveram quatro dessas capelas e uma delas encontra-se no largo da antiga Câmara. Têm pinturas em tela, datadas do século XVIII.

8 comentários:

Anónimo disse...

Oi, Tia!! Era só pra elogiar o texto que fixes-te. As fotox tão xelentx, foi pena ter chuvido poix tinhax tirado umas belas fotox.

Anónimo disse...

Conforme prometi, fiz o meu trabalho de férias, que era fotografar a Igreja da Misericórdia e a Procissão do Enterro do Senhor, que acabou por não se realizar devido ao mau tempo. A nossa Sílvia esteve lá, toda bonita no seu fato de escoteira.

mada disse...

Hoje li uma notícia no jornal e pensei em vocês. Então aqui vai para já a notícia (não toda mas um cheirinho)
Património – Dia dos Monumentos dedicado aos jovens (no Diário de Notícias, 17 Abril, pg. 37)
"A sensibilização dos mais jovens para a defesa do património constitui este ano tema para o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado amanhã com iniciativas de carácter pedagógico um pouco por todo o país. “Jovens de hoje – Património de Amanhã”... Os sentimentos de identidade cultural e de pertença a um passado comum desenvolvem-se na infância e na juventude..." E a notícia continua falando mais à frente da referência que o presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR) tinha feito à assinatura de um protocolo de colaboração entre o Ministério da Cultura e o da Educação.
Como eu acho que vocês revelam ser entusiastas dconsistentes do nosso património e estão a desenvolver uma iniciativa muito relevante, pensei se não seria bom vocês contactarem o IPPAR dando a conhecer o que andam a fazer. Podiam enviar o endereço do vosso blogue e talvez eles se sensibilizassem e interessassem pela vossa iniciativa, que a divulgassem e talvez até vos dessem algum apoio para algum projecto que vocês gostassem de desenvolver mas que vos parece demasiado ambicioso. É dos sonhos que se fazem as conquistas.
Eu tenho algumas ideias que posso partilhar com vocês e com a vossa professora, ao vivo (no dia 26 de Abril, das 11h às 16h, que vou estar aí na vossa escola, ou por mail, a vossa professora sabe o meu mail e pode dar-vos).
Mas para já que acham de ir espreitar o site do IPPAR e ver se existe lá alguma informação que vos alimente a imaginação?
Continuação de bom trabalho!

Anónimo disse...

Obrigada Mada pela informação, pelas sugestões e pelo incentivo que nos tens dado desde o início do nosso blogue.

Anónimo disse...

ta a ver stora komo a silvia fika bem bonita d fatiota...temos pena k tivexe a xover, mas para o ano, k tal irmos nos kon a stora, e lever lhe a descobrir mais coisas fantásticas do noxo conselho? olhe k promete stora...beijo ka grande
p.s o meu blog é: www.bebiana.blogspot.com

Anónimo disse...

=)
teacher..faz muito bem em por estas fotos!!
são Riquezas que é raro vermos nas nossas vidas, ainda por cima do nosso Concelho!! e só nestes dias tão importantes conseguimos ve- los!!
tá mais uma vez de PaRaBeNs=)**
E Continuem;)
BiG KiSs**

Anónimo disse...

Hello tia** concordu cm o miguel o blog ta mt fixe!! axu interexant!!! continua**

jokinhx da Sara**

Anónimo disse...

oiii!!! tao de parabenx o blog ta kurtido... tem exelentex fotox... parabenx novamente...bjx e kontinuem exte exelente trabalho!! £st@n@!!!