23.3.06

Personagens ilustres da Lourinhã

D. Lourenço Vicente

D. Lourenço Vicente nasceu na Quinta da Charrua, junto à praia da Areia Branca, na freguesia e concelho da Lourinhã.
Antes de 1344, estudou em Montpellier e Toulouse, passando entre 1344 e 1347 por Bolonha. Bacharel em Leis, é referido como docente da Universidade de Coimbra em 7 de Agosto de 1363. Foi arcebispo de Braga entre 1374-1397 (23 anos). Efectivamente o papa Gregório XI, nomeou-o arcebispo de Braga através da Bula
” In Superne Dignitalis” de 19 de Dezembro de 1374, vindo a ser uma das grandes figuras na História do nosso País e pastor proeminente na série brilhantíssima dos arcebispos de Braga.
Do seu patriotismo deu provas abundantes durante o cerco de Lisboa em 1384 e na batalha de Aljubarrota em 1385, na qual recebeu um ferimento na face de que se orgulhou muito até ao fim da sua vida. O seu amor à pátria e os muitos serviços que prestou à causa da independência nacional foram reconhecidos pelo Mestre de Avis, que em Outubro de 1384 lhe doou o senhorio e alcaidaria da Lourinhã.
Em finais de 1385, junto à catedral de Braga, mandou construir uma capela gótica em honra de nossa Senhora do Ó, para aí ser sepultado, o que aconteceu no Outono de 1397, ano do seu falecimento.
Duzentos e sessenta e seis anos depois, quando lhe demoliram o túmulo, foi encontrado o seu corpo incorrupto, o qual, depois de paramentado com vestes de pontifical, foi encerrado num caixão de vidro e colocado no arcosolio da dita capela.

A vila da Lourinhã prestou homenagem a este seu filho ilustre a 17 de Setembro de 1970, inaugurando o busto de D. Lourenço Vicente junto ao convento de S. António.
David, 8ºA

2 comentários:

Anónimo disse...

acho interessante terem contado ou revelado fontes do conselho da lourinhã! continuem ta muito fixe!!!!



ASS: FINAS

imaz disse...

Olá!
Parabéns pelo blog.
Este ano quando estivemos a falar do património local, dividimos a turma em grupos e um dos grupos debruçou-se sobre D.Lourenço Vicente, outro sobre os monumentos da Lourinhã, etc. Agora podemos completar com outros dados.
É sempre bom!