23.3.06

Simbologia Templária na Igreja do Castelo?

Significado dos símbolos:

Oito
– O oito é, universalmente, o número do equilíbrio cósmico. É o número das direcções cardeais, a qual se junta o das direcções intermédias; o número da rosa-dos-ventos, da torre dos ventos ateniense. É com frequência o número dos raios da rosa, desde a rodinha celta à roda da lei budista. É também o das pétalas do lótus e dos caminhos da vida.

Octógono – As pias baptismais têm com frequência uma forma octogonal na base, ou erguem-se sobre um pavilhão circular de oito pilares. A forma octogonal simboliza a ressurreição, evoca a vida eterna.

Cinco – É sinal de união, número nupcial, número também do centro, da harmonia e do equilíbrio, símbolo da vontade divina, da ordem e da perfeição.
A harmonia pentagonal dos pitagóricos deixa a sua marca na arquitectura das catedrais góticas. A estrela de cinco pontas, e a flor de cinco pétalas estão colocadas, no simbolismo hermético, no centro da cruz dos quatro elementos e a quinta – essência, ou o éter. O cinco em relação ao seis é o microcosmos em relação ao macrocosmos, o homem individual em relação ao homem universal.
Serão estes símbolos sinais da presença dos Templários na Lourinhã?
Armanda, Mariana e Sara, 9ºC

1 comentário:

mada disse...

Achei muito curiosas estas vossas informações e vou procurar pesquisar sobre as relações que vocês aqui revelam. Quando tiver novidades aviso aqui no vosso blogue.
Continuem o bom trabalho que andma a fazer.