21.9.06

NOVO ANO, NOVOS PERCURSOS

Hoje conhecemos o novo grupo de trabalho. São catorze elementos: Andreia Jorge, Daisy Pereira e João Correia do 7º C, Cristiana Trindade, Filipe Alfaiate, Magda Rodrigues, Inês Bonifácio, Rui Ferreira e Vera Santos do 8º B, David Serra e Ruben Fernandes do 9º A, Diana Jaleco, Melissa Pessoa e Rita Fonseca do 9º B.

O grupo pareceu-nos simpático e cheio de vontade de dar continuidade ao trabalho realizado no ano anterior. Organizámos os grupos de trabalho, distribuímos os temas a investigar e elaborámos o calendário das saídas. Todos concordaram com as visitas às freguesias do norte e leste do concelho, mas há um grupo que vai já começar pela festa de Ribamar que se aproxima, em homenagem a N.ª Sr.ª de Monserrate.

Aos elementos deste e dos outros clubes desejamos um bom ano.

Lurdes Neto
Maria dos Anjos

12 comentários:

Anónimo disse...

storas o blog ta mt mt xiro!!!!!!!
mas... Este ano ainda vai ficar melhor!!!!!
ano !!!!
LOL XAU!!!

Anónimo disse...

enganeime akele "ano" na era pa tar ali!! lolada

Anónimo disse...

Inês:
Ainda bem que gostaste do nosso blogue e fico contente da vossa vontade de o melhorar. Ele é e será o resultado daquilo que nós quisermos fazer no nosso clube. Quantos mais investigarmos, mais oportunidade teremos de seleccionar os acontecimentos históricos mais interessantes a divulgar.E o concelho da Lourinhã tem uma história e um património muito ricos para descobrir.
Bjs

MarcoAmaral disse...

Passei por aqui e resolvi dizer um olá...
Brevemente irei colocar no meu blog algumas fotos de Conimbriga, acho que vais gostar...
Bom ano!

Anónimo disse...

olá... estava aqui na net e decidi fazer vos uma visita, vejo que os alunos novos se estão a empenhar bem, bem vou voltar ao meu trabalho não posso parar senão amanha o meu parceiro vai ralhar comigo porque não fiz a minha parte. bom trabalho para todos ah! já me esquecia amanha vou aí fazer vos uma visitinha, bjs.

Anónimo disse...

Saúdo cordialmente todos os componentes do Clube História Local e muito especialmente a D. Arménia e as Professoras Drªs. D. Maria dos Anjos e D. Lurdes Neto.
Concordando inteiramente com os novos itenerários propostos, no entanto sugeria que, já nesta ano lectivo, na sua actividade, o Clube inrerisse o estudo sobre a Batalha do Vimeiro, cujo 2º. centenário ocorre já no ano de 2008.
Este estudo poderia incidir, não só no plano histórico - A Batalha do Vimeiro é o mais importante facto histórico do municipio da Lourinhã - mas igualmente no literário e artístico ou quaisquer outros.
Cumprimentos do
Rui Cipriano

Anónimo disse...

Sr. Rui:

É com grande satisfação que o vemos regressar ao nosso espaço, manifestando interesse pelo nosso trabalho e dando sugestões pertinentes como é o casoda Batalha do Vimeiro.Os itinerários propostos são para o 1º período e depois temos que delinear novos temas e a esse tem de ser dado o devido destaque por todos,até porque o bicentenário aproxima-se rapidamente.
Obrigada pela atenção.

Anónimo disse...

Olá. Nós somos os alunos do grupo de historia e ficámos um pouco aborreciddos por nao podermos ter ido a Moledo. Ficámos na escola com a stora Lurdes Neto e viemos desabafar ao nosso proprio blog.
Força storas Lurdes e Maria dos Anjos.

Anónimo disse...

Olá de novo. Nós esquecemo-nos de dizer o motivo pelo qual nao pudemos ir a Moledo. Á ultima da hora, surgiu um imprevisto com o transporte.

Anónimo disse...

O que mais me custou hoje foi ver a vossa desilusão pelo facto de não poderem participar na nossa primeira saída.Das duas carrinhas previstas só pudemos contar com uma e eu só fui com metade do grupo a Moledo porque a professora Lurdes insistiu.O que eu vos posso prometer é que irão ser compensados.O que aconteceu hoje não foi justo nem para vós, nem para nós professoras que tínhamos tratado de tudo como deve ser. Já na carrinha, a caminho de Moledo, o que valeu foram as palavras sábias da Melissa "pronto stora já passou!".

Anónimo disse...

Para o grupo do Clube que não foi ao Moledo, eu quero-vos dizer que o Moledo não é só a Igreja Matriz.
São cruzeiros,nomeadamente o dos Centenários, a chamada capela de S. João, o local onde se erguia o Palácio, uma adega em que se reutilizaram pedras do Palácio, os moinhos de vento, o poço junto ao rio, eu sei lá que mais. Moledo merece uma segunda visita.A drª.D.Maria dos Anjos há-de arranjar um dia vago para essa visita e não se irá arrepender, se o fizer.Assim vocês já podem conhecer a aldeia com a mais bela história de amor - a de D. Inês de Castro e do Infante D. Pedro - que houve em Portugal.
Cumprimentos do Rui Cipriano

Anónimo disse...

Sr. Rui:
Nós vamos voltar ao Moledo com o grupo que ainda não foi. Para além da igreja, estivemos numa adega e no recinto onde existiu o Paço. Aí tirámos uma fotografias ao poço que se encontra a meio, ainda com vestígios de azulejos azuis e brancos.Uma das alunas, a Melisa, começou a imaginar como seria o espaço no tempo da Inês de Castro. Quanto aos cruzeiros e à capela, onde ficam? Estamos condicionados pelo tempo,tirando o tempo gasto no transporte, só nos resta cerca de 40' para as visitas.
Entretanto os alunos estão a preparar os textos para publicar.
Não fazia a mínima ideia que a ribeira de S. Domingos, que passa pela Atouguia e desagua em Peniche nascesse aqui próximo (Reguengo). Isto também abre a possibilidade de estudarmos a morfologia da costa na Idade Média. Naufrágios em S. Bartolomeu dos Galegos?!
Precisamos de mais mapas. (já fui à Câmara buscar um do concelho).
Estamos a achar estes itinerários muito interessantes.
Agradeço a sua atenção.