10.9.06

Os novos Itinerários do Clube de História Local

(mapa, site da Câmara Municipal da Lourinhã)

A menos de uma semana de os alunos do 3º ciclo se increverem nos clubes e para que o de História Local possa fazer propostas aliciantes, passei a tarde a percorrer as localidades a norte e a leste do concelho da Lourinhã. Era necessário verificar os pontos de interesse a visitar, anotar distâncias em relação à nossa escola de modo a ser viável visitá-los, horários e contactos. S. Bartolomeu dos Galegos, Moledo, Reguengo Grande, Santuário de N. S.ª da Misericórdia, Moita dos Ferreiros e, finalmente a igreja de S. Lourenço dos Francos (entre Marteleira e Miragaia). Os nomes das localidades sugerem já histórias interessantes a descobrir e, pelas espreitadelas que consegui dar em três igrejas, posso assegurar que o trabalho promete. Entretanto há que voltar a sítios já visitados na sede do concelho, para explorar outras vertentes, até porque a maioria dos alunos que o clube vai receber são novos.
Um bom ano lectivo para todos!
Maria dos Anjos

13 comentários:

Patrícia's Blog disse...

Estou a reparar que o nosso próximo clube de história local promete! As aulas ainda não começaram e os projectos já começam a aparecer. E digo mais, não se vão arrepender de se inscreverem neste clube!! Espero que se divirtam tanto quanto nós nos divertimos ao explorar e descobrir cada vez mais sobre a nossa história.
Um bom ano para todos. Bjs

Anónimo disse...

Ana Patrícia:
Obrigada pelo teu testemunho, espero que surta efeitos.
Desejo que tudo corra bem no secundário.
Bjs

mada disse...

Hum!!!! Isso promete!
E como é que poderemos contribuir daqui? Fico à espera de boas provocações como é já marca da "vossa casa".
Boas ideias e vontades para este ano!

Anónimo disse...

Mada:
Bem-vinda ao nosso convívio! Já estávamos com saudades. Aquilo de que me lembro,neste momento, é que vamos precisar da vossa ajuda para transformar os itinerários didácticos em ferramentas apelativas para os alunos.
Um bom ano!

imaz disse...

Mª dos Anjos
Cá estamos para mais um ano, com mais novidades, mais trabalho e com pouco tempo para o que me parece cada vez mais "impossível" na nossa profissão,a nossa família.
Um bom ano para ti.Bjs

Anónimo disse...

olá stora... como vai isso por aí... por acaso hoje estava a pensar em passar pela escola para matar saudades, sim porque a secundária é uma seca, principlamente esta semana em que somos "fugitivos da guerra" issto é horrivel, quando damos por nós estamos com os braços esticados um para cada lado e só sentimos a caneta a tocar-nos na pele, mas como estava a dizer hoje é o melhor dia para vos visitar pois saiu ás 13.30, mas já cheguei tarde a casa e tenho tpc's para fazer. mas não faz mal não vão faltar oportunidades. espero que este blog tenha um sucesso enorme e boas aulas.

Anónimo disse...

Sara:

O novo grupo do clube vai começar já na quinta feira. E "clientes" não faltam. Este ano vamos receber 14 alunos, 7 para cada carrinha (pedimos também a da Junta de Ribamar). São todos de 1ª opção.
As praxes são um pouco desagradáveis mas, se não forem violentas, constituem também uma forma de integração.
Aparece! Bjs

Anónimo disse...

ola Stora... que saudades que eu tenho de Ribamar... aí sim passava mto bom tempo, com algumas tempestades mas pronto... aqui na secundaria ja se tem enormes trabalhos para fazer e mtos tpc.... tenho tantas saudades do nosso clube que so me apetecia fazer parte dele ainda.... eu e o João andamos a pensar ir ai fazer uma visita porque as saudades são realmente muitas...
Vou fazer um apelo aos novos alunos do clube: Caros colegas, espero que se divirtam e trabalhem "tanto" como nós trabalhamos o ano passado, espero que o bom nome deste clube seja sempre protegido e defendido e que seja um acto de orgulho para todos os elementos e tambem para aquelas pessoas como eu que ainda sinto um pouco que faço parte dele(afinal fomos nós que o fundámos...) espero vos vir visitar aqui ou na escola, assim que o meu horario me permitir.(acreditem que aqui trabalha-se mto..) bjokas para todos, divirtam-se e trabalhem mto... obrigada por tudo stora maria dos anjos, é uma querida.... bju

Anónimo disse...

Ja agora, antes de ir para a aula, quero mandar um beijinho muito especial a stora Sandra Barbosa, nunca a esquecerei mesmo... obrigado por tudo...foi uma amiga 5estrelas mesmo... beijo

Anónimo disse...

Sílvia:
Pois é, no secundário o trabalho já é a doer.
Para mim vocês continuam a fazer parte do clube. Se quiserem fazer algum trabalho ou enviar fotografias, mandem para o meu mail que eu depois publico.Entretanto, continuem a visitar-nos.
Bjs

Anónimo disse...

olá stora, estou a pensar em ir aí na terça-feira, mas não sei se a stora ta a dar aulas, as 2 horas.

Anónimo disse...

Olá, queridas meninas, também sinto muitas saudades de todas. Pois é, este ano cá estamos para dar continuidade ao nosso projecto, continuo a ser a simpática secretária da professora Mª dos Anjos. Procuro ser uma discípula atenta e colaboradora. Apareçam mas a uma 4ª feira, entre as 14h e as 15h 30m. Estamos todos na escola. Um bom ano para todos! Bjocas.

Anónimo disse...

olá stora Lurdes, quanto a aparecer ás quartas das 14 ás 15.30 não dá o meu horário não me permite o único dia que tenho mais disponivel é mesmo a terça-feira vou ver se apareceu em breve.