4.10.06

A FESTA DE RIBAMAR ANTIGAMENTE (1)

Diana Jaleco

Segundo a D. Maria Candeias, a festa de Ribamar, antigamente, era muito diferente do que é agora. Durava apenas três dias, mas dois deles eram mais importantes porque nesses dias as pessoas dançavam “jazz” (assim lhe chamavam) e havia o bailarico à noite.
Nossa Senhora de Monserrate foi sempre a padroeira de Ribamar, mas enquanto não houve aqui igreja, a imagem estava na igreja da Marquiteira e era lá, que se fazia a missa de festa. Depois havia a procissão, pelas ruas da Marquiteira e no fim Nossa Senhora regressava à igreja paroquial.
A festa realizava-se em Ribamar e no regresso da missa da festa, pelo caminho da Marquiteira até Ribamar, havia música e era tudo muito animado.


(1) Respondendo ao desafio do sr. Rui Cipriano, a Diana trouxe este texto e o Rúben disse-nos que ainda não tinha falado com a avó mas iria fazê-lo. Entretanto, este grupo está a pesquisar também sobre as origens do culto à Virgem Negra de Montserrat (na imagem).

8 comentários:

Anónimo disse...

ola stora, entao está tudo bem por ai?? comigo está tudo bem, vejo que já se informarão como era a festa antigamente, pois eu vim aqui pela mesma razão, falei com a minha avó e ela disse me que antigamente quando não havia igreja a nossa senhora ficava numa casinha e as pessoas iam lá rezar e no domingo de festa ela saía para passear pelas ruas. Portanto resumi que a festa de ribamar foi sempre feita em homenagem á Nossa Senhora de Monserrate Padroeira de Ribamar... bjs e que corra tudo bem por aí em breve irei faze vos outra visita.

Anónimo disse...

Sara:
A versão da tua avó e aquela contada pela Diana não coincidem. Afinal a imagem estava na igreja da Marquiteira ou numa casa particular em Ribamar? Para se estabelecer com rigor os factos históricos é necessário confrontar diferentes versões; algumas são contraditórias outras complementam-se. Temos que continuar a investigar (a fazer perguntas), para depois avaliarmos aquilo que for apurado.

Anónimo disse...

Obrigada Diana e obrigado Sara, pelas vossas informações. As duas têm razão na informação prestada, pois que antes de ser erguida a Igreja de Ribamar, a imagem de Nossa Senhora ficaria numa casa particular, em Ribamar, possivelmente na do Juiz da festa.Após a construção da Igreja da Marquiteira, a festa de Igreja teria ali lugar. E antes? Seria bom pesquizar, pois são todas estas pequenas informações que fazem a história.
Cumprimentos ao Rui Cipriano

Anónimo disse...

Ola... Estou a ver que já estão a trabalhar com muita força de vontade! espero que continuem assim.. vão ver que no fim é muito gratificante olhar para todo o trabalho construido no ano!! Sei que vão adorar o Clube!! Beijinho para Storas Mª dos Anjos e Lurdes neto!! São o maximo!!

Anónimo disse...

Então Sílvia, tudo bem?

Continuas a ser uma fiel seguidora do nosso clube.
Obrigada pelas tuas palavras de valorização e de incentivo ao nosso trabalho.Este ano o começo está a ser mais difícil. O grupo é maior, contávamos com outra carrinha além da nossa e à última da hora não conseguimos. É difícil trabalhar assim!
Bjs

Anónimo disse...

Ola Stora... Sim ta td bem... Embora ainda em recuperação!!!
A Stora sabe que eu não consigo deixar de dar uma espreitadela ao blog sempre que posso!!
É pena que as coisas não tejam a correr da melhor maneira, mas têm de ter paciência, afinal imprevistos acontecem... Mas eu acho que o grupo vai ultrapassar isso!!! Bom Trabalho malta!!! Espero vos fazer uma visita em breve... Bju

Anónimo disse...

A anos recebi uma oração muito antiga de meu avô, ela apresenta aspecto frágil e sensível,escrita com pena num papel que parece de marca francesa; amarela e costurada, a oração contém 4 páginas, quase impossíveis de se ler.

A oração pertence a uma mulher chamada DOmingas, seria minha ancestral?Não sei, de fato a oração fala sobre a nossa senhora de Monserrate.

o que será? Só fico pensando, e se a oração que eu tenho é original? O que ela taria fazendo aqui??

Anónimo disse...

A anos recebi uma oração muito antiga de meu avô, ela apresenta aspecto frágil e sensível,escrita com pena num papel que parece de marca francesa; amarela e costurada, a oração contém 4 páginas, quase impossíveis de se ler.

A oração pertence a uma mulher chamada DOmingas, seria minha ancestral?Não sei, de fato a oração fala sobre a nossa senhora de Monserrate.

o que será? Só fico pensando, e se a oração que eu tenho é original? O que ela taria fazendo aqui??