12.10.06

NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT
Melissa Pessoa

A tradição religiosa refere que o culto a Nossa Senhora de Montserrat remonta aos primórdios do Cristianismo, quando o apóstolo S. Pedro levou uma imagem de Nossa Senhora para Barcelona.
Entretanto, no século VIII, os árabes invadiram a Península Ibérica e os cristãos, receando a profanação das suas imagens sagradas, esconderam-nas em lugares inacessíveis. Foi o que aconteceu com a imagem de Barcelona, que foi escondida numa caverna de uma montanha próxima, denominada Montserrat por se assemelhar a um serrote de dentes aguçados.
Passados dois séculos, alguns pastores, atraídos por um mágico esplendor que irradiava da montanha, encontraram a imagem enegrecida pelo tempo (a sua cor escura, levou a que os catalães a designassem de «La Moreneta»). A notícia rapidamente se espalhou e começaram-se a organizar romarias ao local. Tentando movê-la do sítio, esta não se deslocou, o que foi entendido como algo de sobrenatural. Construiu-se então uma capela, transformada em santuário pela fama dos milagres de Nossa Senhora de Montserrat.
Mais tarde, os reis católicos (finais do séc. XV) de Espanha mandaram construir um majestoso mosteiro, que foi entregue aos monges beneditinos. O papa Leão XIII (1878-1903) declarou a Virgem de Montserrat padroeira da Catalunha.

5 comentários:

Anónimo disse...

ola xtoras!!! eu tava na net e apoveitei pa vir aki ccumentar a vixita du meu grupo hj a moledo!!! gxtei mt, foi mt divertido eu pelo menus diverti m a tirar fotos...looool e tb apendi varias coixax... e mt intrexantes pa melhorar a noxa cultura!!! ja k nao tnho mais nd pa dzr vo indo pke to podre de xonu!!!

P.S- ESPERU K PEXEBM O K AKI TA ESKRITO MAS COMO JA EH TARDE NAO M APETEXEU ESKREVER A PORTUGUEX BEM DEZIDO... JA AGORA NAO AMOSTREM EXTE CUMENTARIO A MNHA PROF DE PORTUGUEX, POKAUXA DA ESKRITA... LOOOL ;-) BJS FIKEM BEM!!!

Anónimo disse...

Entretanto, os alunos continuam a inquirir as pessoas mais velhas para saber como era a festa antigamente. O que está a ser mais difícil de estabelecer é o elo de ligação entre a Nossa Senhora de Monserrate de Ribamar e a padroeira da Catalunha.

Anónimo disse...

Realmente Magda!
É muito difícil ler o teu comentário.Vamos passar a escrever correctamente e sem abreviaturas.
De qualquer modo foi simpático vires expressar a tua opinião sobre a saída de hoje. As fotografias ficaram muito boas. Estás uma fotógrafa de primeira!

Anónimo disse...

olá então como vão as coisas para esse lado? Eu estava a estudar história porque vou ter um teste 2ª e decidi fazer uma pausa para vir ver se ja tinham feito um novo post, mas parece que não... bem vou voltar para o meu estudo, aqui não se pode brincar, ficarei à espera de novidades até breve... bjs

Anónimo disse...

Sara:
O novo post está quase a sair, mas falta-nos uma fotografia.
Desejo que o teste de História te corra bem.
Bjs