21.10.06

Festas de Nossa Senhora de Monserrate
Diana Jaleco, Melissa Pessoa, Rita Fonseca e Ruben Fernandes

Na passada 5.ª Feira, dia 12 de Outubro, o nosso grupo de trabalho foi à descoberta das antigas festas de Ribamar. Curiosamente, nesse mesmo dia, as pessoas que entrevistámos estavam a ajudar a desmontar o arraial.
Começámos por falar com o sr. Rui Mateus que nos disse que há cinquenta atrás, o seu pai levava a imagem da nossa padroeira no seu barco sempre que ia ao mar. Falamos da 1ª imagem, cuja origem e início do culto não conseguimos confirmar. Segundo parece, houve na nossa costa um naufrágio de pescadores espanhóis. Estes, em hora de aflição, prometeram à padroeira dos pescadores – Nossa Senhora de Monserrate -, que se esta os salvasse trariam para Ribamar uma imagem e o respectivo culto. A 1ª imagem ainda existe, é uma imagem de madeira de cor branca, que se encontra em casa de pessoas particulares, família Marau, há várias gerações.
De seguida, falámos com uma senhora, a Dª Cilinha, que nos contou alguns factos milagrosos que, como é óbvio, não nos é possível confirmar por se tratar de relatos orais passados de geração em geração. Factos, esses, acontecidos por obra e graça da padroeira da nossa terra.
Na festa anual de Ribamar fazia-se a procissão das velas e o povo deslocava-se à Marquiteira no sábado à noite para ir buscar a imagem à igreja paroquial. Traziam-se outras imagens, fala-se em quatro andores, um deles o de S. Sebastião, e as imagens eram deixadas em casa dos festeiros. No domingo, as imagens eram levadas para o local da festa, onde actualmente se encontra a igreja, e era celebrada a missa campal. Depois, na segunda-feira, iam devolver a imagem à igreja paroquial.
As pessoas viviam intensamente a festa, tal como hoje, e preparavam-se espiritualmente para a mesma. Na semana anterior realiza-se o tríduo com o convite a pregadores que vinham preparar os fiéis para as cerimónias religiosas. Ainda hoje se mantém esta tradição.
Procurámos também saber o porquê da festa na 2ª semana de Outubro. Foi-nos apresentada a seguinte hipótese pela Dª Narcisa – ex-AAE da nossa escola - confirmada também pela AAE Dª Arménia, que a festa era realizada pelos pescadores em honra da sua padroeira. Há muitos anos atrás os pescadores não iam ao mar entre os meses de Setembro e Fevereiro devido às condições climatéricas e ao consequente estado revoltoso do mar. (É preciso relembrar que os barcos não tinham os equipamentos de hoje.) Portanto, depois de arrumar todo o equipamento da faina piscatória e após as vindimas, os pescadores preparavam os festejos em honra da padroeira.
A 2ª imagem
Em 1952, a comissão de festas resolveu substituir a primeira por outra imagem da mesma padroeira. Esta imagem encontra-se na casa mortuária e foi venerada até 1971.
A 3ª imagem
Em Março de 1971, foi substituída e inaugurada uma terceira imagem, oferecida por um amigo de Ribamar e de seu povo, o sr. Mário Támen, conhecido por “Mário, o Pescador”. Esta terceira imagem de cor negra encontra-se na nossa igreja paroquial e foi adquirida no santuário de Monserrate, em Espanha.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ola pessoal... estou a ver que estão a trabalhar muito... fico contente por estarem com entusiasmo, pois isso é o mais importante..
As storas só desejo que continuem como sempre foram! storas mto fixes, que nos compreendem, etc.. Força pessoal. Bjoka

Anónimo disse...

Olá Sílvia!
Então já estás boa?
Estamos com muito trabalho, mas o importante é estarmos a fazer aquilo que gostamos.Já conseguimos a 2ª carrinha, que vai ser cedida pela Afonso Rodrigues Pereira.
Como está a decorrer o estudo na Secundária?
Bjs.

Anónimo disse...

Ola Stora!!
Ja to boa, obrigada!!!
Ainda bem que conseguiram a carrinha.. fico mto contente
Aqui as coisas são a doer, hj tive teste de inglês, 4f vou ter de saúde e 5f de psicologia (90pag)... É difícil, tem de se estudar mto... mas quando se tem um objectivo td se consegue, não é??? O meu avô é que tem razão, ta sempre a dizer: "só és aquilo que quiseres ser, estuda e a vida será melhor para ti"!! e agora tenho de ir estudar!! bju fiquem bem pessoal, trabalhem mto!!! bju stora!!!

Anónimo disse...

A 1º imagem está na casa do sr. Ramiro Carruço. È uma pessoa acassível e se quiserem fotografá-la tenho a certeza que não se oporá.