27.10.06

OS AMORES DE PEDRO E INÊS
em Moledo, Lourinhã - I

Cristiana Trindade

Por decisão do rei Afonso IV, D. Pedro, príncipe herdeiro da coroa, casou em 1336 com D. Constança, uma jovem da mais alta nobreza de Espanha. Com D. Constança veio Inês de Castro, uma das suas aias e amiga. Mal a viu, D. Pedro apaixonou-se por ela e desde logo mantiveram uma relação amorosa. Constança sabia do caso e tentou resolvê-lo, convidando Inês de Castro para madrinha do seu primeiro filho. Naquele tempo, os padrinhos e os pais de uma criança passavam a ser como irmãos, tornando incestuosa qualquer relação amorosa entre eles. A criança acabou por falecer, mas os príncipes ainda tiveram outro filho, D. Fernando, herdeiro do trono.

Entretanto, D. Constança Manuel morre em 1345 e D. Pedro e D. Inês passaram a viver juntos, o que causou grande escândalo. Mais tarde, D. Pedro declararia que tinham casado secretamente. Nessa época a Igreja reconhecia o “casamento de juras”, bastando aos noivos proclamá-lo diante de testemunhas, sem necessidade da presença do padre e do consentimento dos pais.
Temendo futuras lutas entre os filhos de Pedro e de Inês (tiveram quatro filhos) e o herdeiro legítimo da coroa D. Fernando, o rei Afonso IV acabaria por condená-la à morte. Foi assassinada em Coimbra, em 1355.

Entre 1346 e 1352, D. Pedro, permaneceu longas temporadas no seu Paço da Serra de El-Rei (próximo de Atouguia da Baleia e Peniche) para se dedicar à caça e, segundo a lenda, para se encontrar mais à vontade com Inês de Castro, longe da Corte. Esta ficava num outro paço, em Moledo, que dista da Serra poucos quilómetros e a quem o príncipe visitava regularmente e aos seus filhos. A tradição oral refere que dois dos filhos de Pedro e Inês nasceram aqui, no Paço do Moledo.

5 comentários:

imaz disse...

As coisas que vou aprendendo por aqui! Não fazia ideia...
Zami

Anónimo disse...

Zami:
São histórias e lendas muito interessantes aquelas que estamos a descobrir nas visitas às freguesias a norte do concelho.Elas demontram aquilo que venho defendendo, que a história local é o melhor laboratório de aprendizagem da história nacional.
Precisávamos de mais tempo para fazer um trabalho mais exaustivo e de maior qualidade.
Tenho também acompanhado o teu trabalho com os teus meninos e continuam de parabéns.

Anónimo disse...

Olá!! Vejo k andam a trabalhar lindamente e a uma velocidade fascinante... ainda bem... bem parece que enquanto uns andam a trabalhar bem, os outros andam a trabalhar mal, é o meu caso, pois é stora ja recebi o meu teste de história tive um 10 mesmo ali no meio... mas vou esforçar me e aplicar me mais... bjs e a continuação de um bom trabalho...

Patrícia's Blog disse...

Belos trabalhos!!! Parabéns!
Aqui está um grupo cheio de vontade de descobrir mais e mais sobre a nossa história local.
Fico muito contente por isso!

Infelizmente não tenho tido a oportunidade de vir aqui visitar o blog, nem de ir à escola de Ribamar, devido ao meu horário. Mas um dia ainda apareço por aí. As saudades são muitas!!
O secundário não é brincadeira, mas eu estou a gostar bastante da minha área.
Espero que continuem com o excelente trabalho que tem realizado neste blog! Um beijinho para as storas Lurdes Neto e Maria dos Anjos, e para os membros do grupo!

Anónimo disse...

Já estava admirada da ausência da Ana Patrícia.Fico contente de saber que gostas da tua área. E as outras "meninas"?
Quanto ao teste da Sara, para começar não está mal. Agora é só entrar no ritmo.
Bjs