25.11.06

A ARTE DA CANTARIA
no Reguengo Grande













As povoações que temos vindo a estudar (Moledo, Reguengo Grande e S. Bartolomeu dos Galegos) situam-se no ou em redor do planalto das Cesaredas, uma formação calcária que tem fornecido a matéria - prima para uma das indústrias mais antigas da região – as oficinas de canteiros. Foram eles que, desde a Idade Média, construíram muitos dos monumentos do concelho ou dos concelhos limítrofes (veja-se o caso da Igreja gótica de Santa Maria do Castelo da Lourinhã) e mais recentemente, as cantarias das portas e janelas de muitos edifícios.

Isto vem a propósito de uma carta*, datada de 4 de Maio de 1928, de um canteiro do Reguengo Grande, senhor Francisco Luiz Corredoura (filho), dirigida ao pároco de A dos Cunhados (Torres Vedras) para que este lhe pagasse as despesas da feitura do orçamento de fornecimento de cantarias (estava-se a iniciar nessa data as obras de ampliação da igreja), já que o trabalho não lhe tinha sido encomendado.

Este documento é interessante (para se ler basta clicar sobre a imagem para ampliar) porque testemunha a existência desta actividade tradicional na região, como também nos dá informações interessantes sobre os percursos de antigamente. Reparem: este senhor para ir a A dos Cunhados, em 1928, apanhava o comboio para Torres Vedras e depois a diligência, quando, hoje, a distância por estrada é muito mais curta (reparem também no preço dos transportes em relação ao salário de um dia de trabalho).

Para terminar, gostaria de levantar duas questões:

1. Será que há ainda algum descendente do senhor Francisco Luiz Corredoura ligado a esta indústria?
2. Em que estação é que os habitantes do Reguengo Grande apanhavam ou apanham o comboio da linha do Oeste?

Maria dos Anjos Luís

* Encontrei esta carta no Arquivo Paroquial de A dos Cunhados, onde me encontro, nos meus tempos livres e férias, a inventariar e a acondicionar a documentação antiga, com vista à organização do respectivo Arquivo Histórico. Tenho contado com o precioso auxílio da D. Domitília Nunes, que durante muitos anos trabalhou no cartório paroquial.

6 comentários:

mada disse...

Já há algum tempo que eu não passava por aqui mas como seria de esperar quando se volta cá encontramso sempre coisas bem interessantes para ler. Vejo que o grupo deste ano também é entusiasta pelo levantamento das histórias da sua terra! E achei curiosa a interrogação sobre se a descendência do Sr. Francisco Luiz Corredoura se mantém no mesmo ramo industrial. Como é que poderão fazer a pesquisa disso? Será que existem registos na região que vos permita fazer o estudo dessa questão? Fiquei curiosa e espero que dentro de algum tempo apareça aqui alguma pista. Resultante do trabalho de pesquisa de vocês ou, porque não, de alguém da terra que vos leia e vos queira dar umas dicas.
Vou ficar à espreita, mas para já parabéns pelo belo trabalho.

Maria dos Anjos disse...

Mada:
Enviámos o endereço do nosso blogue para as juntas de freguesia que têm mail, que é o caso da do Reguengo e também temos tido a colaboração dos párocos nas saídas que temos feito. A ideia era haver intercâmbio de informações entre nós e as pessoas que nos lêem. É que para além de nós ficarmos mais informados sobre a história local, acabamos também por divulgar a riqueza patrimonial das diferentes localidades. Uma das coisas que temos reparado nas nossas saídas é que hoje nota-se bem os resultados do esforço de preservação das instituições locais responsáveis pelo património. Da nossa parte, a educação para a sua valorização, defesa e preservação é o melhor contributo para que o esforço actual tenha continuidade no futuro.

Anónimo disse...

Saudações para toda a equipa do Clube e muito especialmente para a Drª. Maria dos Anjos.
Posso dizer que os habitantes do Reguengo Grande quando necessitavam de viajar tomavam o combóio nas estações do Bombarral ou de São Mamede.
Aproveito a oportunidade para sugerir uma visita à Estação do Outeiro da Cabeça, que era oficialmente a estação que servia a Lourinhã e que então se denominava da "Lourinhã-Outeiro".
A gare desta estação está decorada com paineis de azulejos representando monumentos e paisagens do concelho da Lourinhã.
Cumprimentos do Rui Cipriano

Maria dos Anjos disse...

Sr. Rui:
Agradeço as suas informações e sugestões.
Já agora aproveito a oportunidade para lhe perguntar se sabe alguma coisa sobre a descoberta da vila romana de Monardo dos Francos, após escavações recentes (foi um aluno da escola que me contou e que vive lá perto).
Também gostaria de o informar que por iniciativa da Melissa, um dos grupos do clube escreveu uma carta ao jornal Alvorada a pedir para divulgar os respectivos trabalhos. Vai ser enviada em breve.
Com os melhores cumprimentos.

celia costa disse...

Bom dia,

Moro em Bruxelas, e dei com o seu site por acaso.

Sou descendente de Francisco Luiz Corredoura, que era meu tio-avô. A meu conhecimento, ninguém da família continua actualmente com a actividade da pedra. O último foi o meu avô paterno, Augusto Pimentel da Silva, cunhado de Francisco Luiz Corredoura, e que exerceu a actividade de canteiro nas Cesaredas, onde de estabeleceu. Foi aliás este meu avô que escreveu a carta que pôs em linha, já que quando a mostrei ao meu pai, ele ficou extremamente comovido porque reconheceu a letra do próprio pai. A explicação é simples, aparentemente o meu tio-avô não era muito letrado, e era o meu avô quem lhe tratava da correspondência.

O meu pai contou-me também que o meu bisavô Corredoura (pai de Francisco Luiz Corredoura) era originário da zona de Pero Pinheiro, e que se veio estabelecer no Reguengo Grande. O meu pai crê que uma parte muito afastada da família, residente nessa zona, ainda continua na indústria da pedra.

Espero ter contribuído para a sua pesquisa.

Célia Costa e Silva

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,