3.12.06

REGUENGO GRANDE – II

Se a extracção de pedra e o trabalho de cantaria era uma indústria muito antiga praticada pelas gentes do Reguengo e freguesias limítrofes, não nos podemos esquecer da actividade agrícola, praticada desde as origens nas propriedades reguengueiras. O brasão da freguesia é a este propósito muito elucidativo: o arado que lavra a terra, a macieira, que representa a maçã reineta ou reguengueira (especialidade da freguesia) e o rio Galvão, que para além de fertilizar as terras, fornecia a força motriz das azenhas.

A toponímia de Reguengo Grande e Pequeno já foi explicada num post anterior, há no entanto outro topónimo que merece ser evidenciado. A paróquia de Reguengo Grande foi fundada em 1525, após desanexação da de S. Bartolomeu dos Galegos, sob invocação de S. Domingos* (patrono dos reguengueiros da região, já que o Reguendo Pequeno também lhe dedicou uma igreja nos finais do século XVI). É que o rio de S. Domingos (navegável na Idade Média), que desagua em Peniche e alimenta a barragem na Atouguia da Baleia, nasce aqui nesta região.
Será que nasce próximo dos Casais de S. Domingos?

*S. Domingos de Gusmão (1170-1221), nasceu em Caleruega, no interior do reino de Castela. Foi o fundador da Ordem dos Pregadores, também conhecida como Ordem dos Dominicanos, com o objectivo de pregar a mensagem cristã, combater as heresias da época e converter ao cristianismo muitos povos da Europa de então. Convicto de que uma pregação eficaz necessitava de um estudo aprofundado das sagradas escrituras, enviava os seus irmãos para as principais universidades europeias. Os seus conventos situavam-se tradicionalmente junto das cidades, onde poderiam desempenhar melhor a sua missão.

2 comentários:

Anónimo disse...

ola storas... tudo bem? olhe stora ja fiz o meu 2º teste de história e fiquei desiludida comigo mesma, pensava que ia tirar um 15 e afinal tirei um 12... não sei o que aconteceu, o teste até me tinha corrido bem... bjs para todos

Anónimo disse...

Sara:
Não deves ficar desiludida porque estás a melhorar.
Bjs.