27.3.07

GENEALOGIA E HISTÓRIA LOCAL

A Liliana Almeida é da Pregança e frequentou a nossa escola até ao ano lectivo de 1995/96. Quando iniciámos o nosso clube, no ano passado, ela contactou-nos e desde então temos mantido correspondência regular. Disse-me que estava a fazer a árvore genealógica da sua família e eu sugeri-lhe que escrevesse um texto para o nosso blogue sobre o trabalho que tem feito para conhecer a sua história da sua família. Eis então o testemunho magnífico que nos enviou.
Em 2000, após ter visto um programa sobre genealogia, e como em todos nós existe a curiosidade de saber de onde vimos, coloquei mãos à obra.Comecei por questionar os meus avós, para saber nomes e datas, depois fui ao registo civil para ter as certidões de nascimento, casamento e óbito de cada pessoa. Tentei juntar o maior número de fotos possível sobre os meus antepassados, e fiquei a conhecer rostos de familiares que não cheguei a conhecer pessoalmente.
É um trabalho complicado e extenso, mas bastante gratificante, descobre-se histórias sobre cada antepassado, de onde vieram e o que faziam, que de certo modo complementam a nossa própria história.
De momento estou a fazer a minha pesquisa na Torre do Tombo por volta de princípios do século XVIII, e nos Arquivos Distritais de Leiria, Viseu e Santarém.
A genealogia pode tornar-se um trabalho para uma vida inteira, mas cada descoberta é mais um incentivo para continuar o trabalho.

Uma opinião pessoal, VALE A PENA, sem dúvida alguma; e desejo a todos aqueles que queiram fazer a sua Árvore Genealógica, uma excelente pesquisa e óptimos resultados.

Liliana Almeida

1 comentário:

Anónimo disse...

Liliana:
Quero dar-te os parabéns pelo extraordinário trabalho que estás a fazer. Conhecer a história da nossa família é fundamental para a nossa identidade. É também o melhor exemplo que se pode dar para demonstrar a importância de aprender História da nossa região e do nosso país.
Continuação de bom trabalho!
Bjs