20.9.07

AS COMEMORAÇÕES DOS 200 ANOS DA BATALHA DO VIMEIRO

Soldado Português na Guerra Peninsular, 2007, Agosto

Reiniciámos hoje as actividades do Clube de História Local com uma equipa renovada, constituída por 15 alunos: Catarina Teixeira, Daniela Barreto, João Rodrigues, Márcia Nunes e Patrícia Ferreira do 7.º A; Daniela Alexandre, Jorge Fernandes e Patrícia Costa do 8.º A; Bruna Pinto, Liliana Veríssimo, Sara Antunes e Sara Prioste do 9.º A e André Cruz, Magda Rodrigues e Inês Bonifácio do 9.º B.

Dada a natureza do nosso clube, consideramos que temos um papel importante a desempenhar nas comemorações dos 200 anos da Batalha do Vimeiro (21 de Agosto de 1808) que estão a ser organizadas pela Câmara Municipal da Lourinhã e a Freguesia do Vimeiro e nas quais participam todas as escolas do concelho. Além de que o Vimeiro pertence à área pedagógica do Agrupamento de Escolas de Ribamar, de que a EB 2,3 faz parte.

Hoje estivemos a decidir o projecto que iremos desenvolver e a organizar os grupos de trabalho. Assim, decidimos integrar o tema da Batalha do Vimeiro no contexto das invasões napoleónicas e pretendemos fazer um documentário, recorrendo às tecnologias multimédia, para divulgação junto da comunidade. Não é demais realçar que a vitória do exército luso-britânico no Vimeiro foi decisiva para pôr fim à primeira invasão francesa.

Iremos dando conta das etapas do nosso trabalho, no nosso blogue, à medida que ele for decorrendo.
Um bom ano para todos!