3.4.08

A Matemática e a História
Para sistematizar conteúdos de estatística (no âmbito do Plano Nacional da Matemática) e aprofundar conhecimentos sobre a Batalha do Vimeiro (Comemoração dos seus duzentos anos), os alunos do 6º ano (turmas A e B) desenvolveram um projecto autónomo, com recurso à técnica do inquérito: elaboração, sondagem e tratamento estatístico.
Os alunos do 6º B apresentam os resultados obtidos.

Tratamento estatístico do inquérito “A Batalha do Vimeiro” e respectiva análise

A população alvo é de 81 pessoas escolhidas aleatoriamente.

a)

Diogo Silva e Tiago Pinto

De acordo com o gráfico acima, pode verificar-se que a moda é de as pessoas responderem exército inglês/português contra o francês (79%), o que historicamente é o dado correcto.

b)

Bruno Baptista e Daniel Valentim

Como o gráfico mostra, a moda é de as pessoas responderem Vimeiro (48 dos inquiridos), resposta correcta historicamente, ainda que o número dos inquiridos que erram seja significativo (33 referiram ser em Torres Vedras).


c)

Daniel Valentim

A moda, de acordo com o gráfico acima apresentado, é de 21 de Agosto de 1808, o que é correcto. No entanto, a percentagem de respostas erradas é elucidativa - 50% .


d)
Eloísa Gomes e Daniel Fernandes

A moda é desembarcar em Porto Novo, com 54%.
Efectivamente, a brigada do general Aclandher (c. de 1300 homens) chegou a essa praia de pescadores para reforçar o exército inglês.


e)
Cláudio Pereira e Dominique Almeida

A hora do início da batalha é 9horas, tendo respondido acertadamente 30 dos inquiridos. A moda da hora do início da batalha é 8 horas (com 31), o que historicamente é incorrecto, sendo essa a hora de reunião das tropas francesas na Carrasqueira.
Observando a soma das respostas incorrectas relativamente a conhecimentos de História verifica-se que a maioria dos inquiridos errou.

f)

Cláudio Pereira e Dominique Almeida

A moda do exército vencedor é Inglês/Português.
A maioria dos inquiridos sabe que o exército francês, liderado por Junot, foi vencido pelo exército anglo-português, sob a chefia do general Wellesley.



g)

Eloísa Gomes e Daniel Fernandes

A moda da data da inauguração do Monumento Comemorativo é 1808, por D. Manuel II, ou seja, pode-se afirmar que metade da população alvo conhece este momento histórico. Contudo, outra metade mostrou não possuir esse conhecimento.

1 comentário:

Clube de História Local disse...

Que projecto interessante desenvolveram os alunos do 6.º ano!
Parabéns aos autores e às suas professoras.

Prof. Maria dos Anjos