7.11.08

Entrevista ao Sr. José Patas


Alinhar ao centro




Nos passados dias 17 e 24 de Outubro, o Clube de História Local realizou uma entrevista ao senhor José Patas, na continuação do trabalho que estamos a desenvolver sobre as pescas em Ribamar.
As alunas Rita Vicente e Catarina Teixeira começaram por elaborar a entrevista. Depois as alunas Ana Beatriz e Daniela Barreto estabeleceram o contacto para calendarizar a entrevista.
Os conhecimentos que o senhor José Patas tinha sobre Ribamar, levaram à divisão da entrevista em dois dias.
No dia 17, falou-nos sobre as origens de Ribamar, nomeadamente os seus primeiros habitantes; a pesca em Porto Dinheiro, Peniche e Lourinhã; a sua infância e escolaridade; o início da sua actividade como pescador.
No dia 24, realizámos a entrevista previamente elaborada, abordando aspectos como: instrumentos utilizados no início da sua actividade; embarcações; métodos de trabalho; pescado; locais de venda; preços; compradores; a pesca em Porto Dinheiro e Porto Novo; a paixão pelo mar.
Gostamos muito da vinda à escola do senhor José Patas, foi muito prestável, aprendemos muito sobre a pesca e sobre Ribamar.




O Clube de História Local

3 comentários:

Anónimo disse...

Convidar o sr. José Patas para falar sobre a pesca, foi uma boa ideia, porque ele detem conhecimentos importantíssimos sobre a história da pesca e de Ribamar. É essencial que essas informações fiquem registadas, porque a História é a vida e ninguém melhor do que aqueles que a viveram para a contar.
Espero que o entusiasmo continue, assim como o bom trabalho que estão a realizar.
Parabéns a todos, professores e alunos!

Prof.ª Maria dos Anjos

Jorge Fernandes disse...

São sempre interessantes as visitas de alguém com mais sabedoria, principalmente quando o nosso objectivo é aprender com essa pessoa, e ninguém melhor como alguém que já teve contacto de perto com o assunto a estudar para nos ensinar sempre um pouco mais.
Eu, que fui aluno do Clube de História Local o ano passado, também estive numa palestra deste estilo, mas, devido ao tema, a Batalha do Vimeiro, o senhor que disponibilizou o seu tempo foi o senhor Rui Cipriano. Para além das palestras dadas por professores lá da escola, que além de não estarem directamente ligado ao clube se iam disponibilizando a "favor do saber".
é muito interessante o trabalho deste clube, e espero que quem nele trabalha, tenha gosto nele, porque "Quem corre por gosto não cansa".
Continuação de um bom trabalho.

Jorge Fernandes
9ºA

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,