24.10.08

Visita de estudo ao Centro Social e Cultural de Ribamar e a Porto Dinheiro

No passado dia 3 de Outubro, o Clube de História Local realizou uma visita de estudo ao Centro Social e Cultural de Ribamar, nomeadamente ao painel de azulejos aí localizado, e ao museu e à praia de Porto Dinheiro, no âmbito do trabalho que estamos a desenvolver subordinado ao tema: A Pesca em Ribamar.
Os alunos Daniel Fernandes e Catarina Teixeira, juntamente com a professora Teresa Faria, foram ao Centro Social e Cultural de Ribamar observar o painel de azulejos que ilustra a pesca tradicional em Ribamar.
As alunas Ana Beatriz, Daniela Barreto, Daniela Alexandre, Marlene Cardoso, Raquel e Rita Vicente, acompanhadas pelo professor Gonçalo Rasteiro, seguiram para Porto Dinheiro, onde todos nos reunimos.
Seguidamente fomos ao museu de Porto de Dinheiro, observar e recolher informação sobre os instrumentos antigos da pesca da lagosta, como o covo, utilizado na pesca do marisco, as bóias, utilizadas na pesca com redes, o peixeiro, utilizado na captura de polvos…
A visita foi guiada pela D. Leonor, que nos explicou como se utilizava e para que serviam esses instrumentos.
Gostamos muito,porque ficamos a saber mais sobre a actividade piscatória da nossa terra e como ela se realizava.


O Clube de História Local

1 comentário:

Anónimo disse...

Quero dar os parabéns ao clube de História Local pelo trabalho que estão a realizar sobre um tema tão importante na vida das pessoas de Ribamar. A pesca tem marcado a vida de muitas gerações desta freguesia e a sua história e cultura estão indelevelmente ligadas a esta actividade.
Desejo a continuação de bom trabalho!

prof.ª Maria dos Anjos