27.4.06

ARTES DECORATIVAS - II

PINTURA A FRESCO
Igor Alexandre

Frescos dos Quatro Evangelistas - Igreja Velha da Marquiteira




















Fresco é uma técnica de pintura mural, na qual são aplicados pigmentos (tintas de água) sobre argamassa húmida.
Alguns dos mais antigos frescos (c.1750-1400 a. C.) foram encontados em Cnossos, na ilha de Creta, dos períodos minóico e micénico da civilização do Egeu (arte grega pré-clássica). Esses frescos encontram-se hoje no Museu Heráclion (Creta).
Esta técnica atingiu a sua maior expressão em Itália, entre os séculos XIII e XVII. Giotto, Masaccio, Miguel Ângelo e muitos outros artistas italianos usaram-a, tal como os muralistas Orozco e Rivera, já no século XX.

NOTA: Simbologia dos quatro Evangelistas: São Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque o seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo, enquanto São João (a águia) se preocupa em comprovar a natureza divina de Jesus. São Marcos é representado pelo leão, porque começa o seu Evangelho falando da pregação de São João Baptista no deserto da Judeia. Ora, o leão vivia no deserto e a pregação de João foi como um rugido de leão, querendo mostrar Cristo como rei (o leão é o rei dos animais). São Lucas tem em vista demonstrar o carácter sacerdotal de Cristo. Daí ter com símbolo o boi, animal sacrificado no Templo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não é possível compreender a nossa pintura antiga se não conhecermos a iconografia cristã, isto é, o significado das imagens religiosas.

As imagens contam muitas histórias!

mar disse...

Na vida estamos sempre a aprender, quero agradecer a todos os elementos deste clube pela possibilidade que me dão de aumentar a minha cultura.
Como vêm todos podemos ser professores e alunos.
Continuem este excelente trabalho.

Anónimo disse...

Obrigada "Mar" pelas palavras de incentivo.Sei que há por aqui uns olharzinhos curiosos, que todas as noites (os que têm ADSL) vêm verificar se há novos comentários e ficam todos orgulhosos quando os lêem.

mada disse...

Da próxima vez que for a Ribamar tenho de planear a visita a alguns dos sítios de que aqui falam. Por exemplo, eu adoro frescos e não sabia destes tão bonitos.
Bom trabalho e bom feriado.

Anónimo disse...

Abençoada história que nos ensina!!!
Parabéns pelo vosso trabalho, as novas tecnologias permitem uma maior e mais rapida aprendizagem...
Bem Haja a todos por este compartilhar de informação!!!!
J.Adonis