3.5.06

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO – II

Igreja Velha da Marquiteira

Marcelo Ferreira



A velha Igreja de Santa Bárbara foi recentemente restaurada, depois de muitos anos de abandono e degradação, mercê da iniciativa da comissão de obras da paróquia, de que o senhor Leonel Cunha faz parte (foi ele que gentilmente nos guiou nesta visita).
Não se sabe quando foi construída, mas os mais antigos documentos disponíveis remontam a 1716 e referem-se à confraria de Santa Bárbara, pelo que a igreja já existia nessa época.
Inicialmente de uma só nave, foram-lhe acrescentadas as naves laterais quando a aldeia foi elevada a freguesia, em 1952, na sequência da desanexação da freguesia da Lourinhã. Entretanto, a igreja continuava a ser pequena e procedeu-se à construção de uma nova matriz, que foi inaugurada em 1961. A antiga igreja foi desafectada do culto e transformada num centro recreativo (função que manteve até à década de oitenta), tendo sofrido várias adaptações que descaracterizaram este espaço. Actualmente e após o restauro, serve essencialmente para encontros de jovens.

Curiosidades


»
Na fase de restauro do chão da igreja foram encontrados vários túmulos com ossadas. Isto porque até meados do século XIX, os enterramentos eram feitos dentro das igrejas e nos respectivos adros, ambos considerados solo sagrado. As Leis de Saúde Pública (decretos de 21 de Setembro e 8 de Outubro de 1835), proíbem os enterramentos nesses espaços e, apesar da resistência das populações, acabam por se impor, em parte devido aos inúmeros surtos de cólera verificados ao longo da centúria. Os cemitérios passaram então a ser construídos fora das localidades.

» Quando foi construída a nova igreja da Marquiteira, os paroquianos, segundo o senhor Leonel Cunha, não quiseram colocar pára-raios no telhado, porque isso seria sinal de pouca confiança na padroeira – Santa Bárbara é protectora contra raios e trovões.

1 comentário:

Anónimo disse...

hehe...ai andaram a invadir o espaxo do grupo de jovens de santa bárbara=)))*** hehe =P
tao muito giras as fotos**
kontinuem:) beijinho grande a toda a equipa=)**