18.5.06

ARTES DECORATIVAS – III

AZULEJARIA
Armanda Prioste, Mariana Aguiar e Sara Ferreira


Padronagem "massaroca", Igreja do Vimeiro

Azulejo é uma palavra derivada do termo árabe “al zulaycha” ou “zuléija”que significa «pequena pedra lisa polida». Era utilizada para designar os mosaicos romano – bizantinos do Próximo Oriente e do Norte de África, onde eram reproduzidos em cerâmica esmaltada, nas chamadas técnicas mudéjares. Foram artistas islâmicos oriundos do Norte de África que introduziram essas técnicas em determinados centros de produção ibéricos como Málaga, Sevilha (Triana), Valência (Manises, Paterna) e Talavera de la Reina.

O azulejo surgiu em Portugal no século XV e até meados do século XVI a sua origem é sobretudo espanhola. A partir dos finais do século XVI, na sequência das importações dos azulejos, começaram-se a fabricar em Portugal os azulejos de uma só cor, azuis ou verdes, alternados com branco. A técnica utilizada é a da “majólica” – pintura sobre a superfície lisa do azulejo – e é nesta técnica que se desenvolve a fabricação dos azulejos de padrão do século XVII (por “padrão” considera-se um conjunto mínimo de azulejos que permita a leitura de um esquema compositivo). Quanto à cor, o início do século XVII deu-nos azulejos policromos, tendo-se no final do mesmo século adoptado o azul e branco.

Tanto na arquitectura religiosa como na civil, o azulejo português respondia às aspirações dos artistas - o de valorização dos espaços, dando-lhes um cunho de monumentalidade. De colocação fácil e rápida, acessível economicamente, o azulejo foi considerado funcional e plasticamente um material de revestimento quase imprescindível, sendo ainda hoje, uma das mais importantes artes decorativas portuguesas.

Revestimento de tapete com padrões florais, Capela das Matas

(continua no próximo post)

5 comentários:

imaz disse...

É sempre muito bom visitar este blogue e verificar o quanto se pode aprender por aqui. Força, continuem...

Anónimo disse...

Já há bastante tempo que tinha os textos sobre azulejaria, mas ainda não tinha tido tempo de os publicar. A Sara de vez em quando perguntava-me "a profª já leu os nossos textos?". Como vêem o vosso trabalho resultou muito bem e ainda há mais para um outro post.
Quanto ao comentário da IMAZ, agradeço mais uma vez a atenção.

Anónimo disse...

Os azulejos espalhados pelo nosso concelho sempre me fascinaram.Este trabalho do Clube vai sem d+uvida ajudar a fazer a sua divulgação. As fotografias estão boas (e todos sabemos como é dificil fotografar azulejos) e o texto acessivel. Aguardamos a continuaão para podermos fazer uma melhor apreciação.Parabéns.

Anónimo disse...

pois é parece que o nosso trabalho ficou mesmo muito bem...

Anónimo disse...

Com alunas trabalhadoras ( e alunos)como eu tenho, o resultado só pode ser bom!