17.5.06

Símbolo do nosso Clube


A escolha da Igreja de Santa Maria do Castelo para símbolo do nosso clube justifica-se não só pelo seu valor artístico – é um edifício gótico de uma extraordinária beleza, como também pela História que encerra.
Com efeito, até ao século XX as povoações a sul do concelho pertenciam à freguesia de Santa Maria da Lourinhã, exceptuando a do Vimeiro que existe pelo menos desde o princípio do século XVII. Era em torno da igreja matriz que se desenrolava os momentos mais significativos da vida das populações. A ela acorriam para baptizar os filhos, para celebrar o matrimónio e as exéquias, para o cumprimento da obrigação anual de comungar e confessar-se e para as celebrações litúrgicas.
Para além destas manifestações de carácter espiritual, a igreja era também um dos centros de exploração económica da região, através das propriedades doadas pelos fiéis para obterem benefícios pós-mortem. Aqui vinham anualmente os camponeses que trabalhavam essas terras pagar as respectivas rendas, assim como todos os paroquianos a pagar o dízimo, que era obrigatório.
Ainda para se ter uma ideia melhor da proximidade da igreja em relação às pessoas, a palavra freguesia, sinónimo de paróquia, significava o conjunto dos fregueses de uma igreja e, era em termos da administração da Igreja a unidade base, enquanto na administração civil a unidade base era o concelho (as freguesias civis só foram criadas em 1916).

9 comentários:

Anónimo disse...

Hoje de manhã o João Mário ensinou-me a colocar uma imagem no perfil do blogue e eu passei a tarde a tentar fazê-lo, mas não desisti. Até que descobri que o problema estava na fotografia, que era demasiado pesada. Foi necessário ir ao programa para a comprimir.

sandrocas disse...

Continuam de parabéns! Esta é a Maria dos Anjos que conheço: lutadora, persistente e positiva!

Anónimo disse...

pena que quando era aluno da prof. Maria dos Anjos não havia a tecnologia que dispomos hoje, senao teriamos começado este projecto! eheheh

Parabens a todos!

mada disse...

deve ser bom ouvires e veres aqui a presença destes teus velhos alunos a mostar não só o reconheciemnto mas a vontade de também experimentarem estas coisas. Podia ser giro abrirem aí uma Oficina para os locais (ex-alunos, moradores de Ribamar, pais...) para lhes ensinar os rudimentos e depois abrir um espaço no site da escola para lhes dar visibilidade. Que acham? Contem connosco para apoiar essa iniciativa. Tenho a certeza que as minhas parceiras gostavam de aderir.

Anónimo disse...

Mada:
Acho a tua sugestão muito interessante (assim como as outras que tens deixado aqui no blogue e que tenho registado). Sabes, eu considero que a escola deve ser um meio criador e difusor de cultura junto da comunidade, principalmente nos meios rurais de menores recursos a este nível.Vou cometer uma inconfidência mas a D. Arménia não se importa. Hoje, quando estávamos no Forte de Paimogo, ela contou-nos que há pouco tempo foi numa excursão a Castelo de Vide.Quando estavam visitar uma igreja ela disse às colegas "aqueles azulejos são do século XVII". Algumas perguntaram: "mas como é que sabes isso?" E uma delas deu logo a resposta : "é que ela agora anda a aprender História lá com as professoras da escola".

Anónimo disse...

Obrigada Sebastião pelo teu comentário.
Ele não precisará de formação, porque já domina a informática, mas pode colaborar connosco a outros níveis.
Sabem que ele já tem uma filha e que ela é muito bonita?!

mar disse...

Eu e a Judite já falamos com a Associação de Pais e já lhes fizemos a proposta de os ajudar a construir um blogue. Aguardamos uma resposta.

Anónimo disse...

Na verdade a Igreja de Santa Maria do Castelo da Lourinhã é o melhor especimen arquitectónico do nosso concelho Foi uma escolha acertada.
Este Clube não deixa de nos surpreender, mas sempre pela positiva.
Oxalá que a Drª. Maria dos Anjos continue nos anos próximos a ser a alma dinamizadora do Clube e que os seus membros, nesta ou noutra escola, não se esquecam dos seus ensinamentos. Rui

Anónimo disse...

Sr. Rui:
Agradeço mais uma vez as suas amáveis palavras, mas penso que não estou a fazer nada de especial. Sempre gostei muito de estudar e como os alunos de hoje gostam muito pouco de estar na sala de aula, é só juntar o útil ao agradável.