19.5.06

ARTES DECORATIVAS – IV

AZULEJARIA da Igreja do Convento
de Santo António da Lourinhã
Armanda Prioste, Mariana Aguiar e Sara Ferreira

Painel da Pregação aos Peixes, Capela-mor

Na cidade de Rimini, em Itália, as pessoas mantinham-se indiferentes e até hostis à pregação de António. Ele, deixando a cidade, junto da foz do rio Marecchia, começou a chamar: “Vinde vós, peixes, ouvir a palavra de Deus” e deu-se o milagre, os peixes juntaram-se aos milhares para o ouvir. Curiosas, as pessoas começaram por se aproximar e, depois, maravilhadas e entusiasmadas acolheram a sua palavra.
Encimado por uma cruz com uma flor, este painel é muito interessante porque apresenta Santo António a pregar a peixes que apresentam cabeças monstruosas de cães, de porco, de pato …

Desde o final do século XVII até meados do século VIII a pintura em azulejo fez-se exclusivamente com azul sobre branco: foi a moda do azul e branco. Os estudiosos apontam como causa principal a influência da porcelana chinesa, que tinha sido dada a conhecer pelos portugueses à Europa já desde os princípios do século XVI. Mas é só por volta de 1650 que a moda do azul e branco na azulejaria se impõe. Azul e branco passaram a ser sinal de bom gosto durante cerca de 60 anos.
Nos painéis de azulejo aparecem agora “cenas”, tal qual como nos quadros. É que a pintura dos azulejos passou a ser confiada a mestres pintores, enquanto antes eram os artesãos ou os seus aprendizes quem a fazia. Esses painéis figurativos são rodeados de complicadas molduras: pilastras, colunas, cordões, borlas, conchas, frutos, anjinhos, vasos, enrolamentos, etc. Por vezes os painéis (chamados silhares quando vão até meio da parede) são recortados em cima, numa preocupação de ocultar as linhas direitas tão ao gosto do Barroco e do Rocócó.

Painel do Milagre da mula, Capela-mor

Durante uma pregação, um homem levantou-se e fez um desafio a António: acreditaria na presença real de Cristo no Sacramento, se a sua mula se ajoelhasse perante a custódia com a Eucaristia. A mula sem comer havia 3 dias, recusou a aveia que o dono lhe oferecia, e ajoelhou-se perante o Santíssimo Sacramento, o homem convenceu-se e converteu-se.

Painel de azulejo "Albarrada" (cesto com flores), na parede da nave e silhar de figura avulsa de tipo "estrelinha", com flores e diversos barcos (elementos alusivos ao local) e com estrelinhas aos cantos, na parede sob o coro.


7 comentários:

Anónimo disse...

Com este post concluímos o nosso trabalho sobre azulejaria. Há muito mais a nível do concelho e provavelmente de melhor qualidade, mas fica para o próximo ano as visitas às igrejas a norte da Lourinhã (a maioria dos alunos deste clube são do 9º ano e terminam as aulas a 9 de Junho).

Clube de História Local disse...

As fotografias pequenas já abrem, para quem quiser ver os pormenores. Foi necessário resolver uns pequenos problemas técnicos.

Anónimo disse...

Realmente este clube é o nosso orgulho! Temos de agradecer tanta dedicação da parte da stora Maria dos Anjos, ao publicar os nossos trabalhos neste blog e não só!
É fascinante termos a oportunidade de conhecer e dar a conhecer a história do nosso concelho num clube tão divertido como este!
Quero agradecer também à stora Lurdes, à D. Arménia e é claro aos que visitam o nosso blog e nos dão um enorme incentivo na publicação e divulgação das nossas descobertas.

Anónimo disse...

Ana Patrícia:
Ao ler o teu comentário, só me apetece dizer - vocês é que são o meu orgulho!

Anónimo disse...

"O segredo não é correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até nós."


A todos os elementos do clube,

As minhas renovadas Felicitações pelo mérito deste trabalho de engrandecimento do património individual através da publicação electrónica da herança local.


Cristina Camoêsas

Anónimo disse...

Cristina
Mais uma vez obrigada pelas tuas palavras amáveis.A frase que citaste está muito de acordo com a maneira como te situas na educação. E podes crer, que quando trabalhei contigo no clube do jornal, aprendi com a tua disponibilidade para ouvir os alunos e com o quanto eles gostavam de estar contigo.

Anónimo disse...

Parabéns! O blog está um espéctáculo.Agradeço pois terem posto uma parte de históris no blog.