3.5.06

O MORGADIO DE TOLEDO

Capela do Espírito Santo
Patrícia Fontes

Toledo era sede de um Morgadio, instituído por Maria Marques e Inês Viana. Nas propriedades desta família nobre trabalhavam a maioria dos habitantes da zona.
Neste lugar, a família Viana tinha um solar, mas foi vendido e substituído por novas construções. Sobrevive, no entanto, a capela de invocação do Espírito Santo que, em meados do século passado, os descendentes da família doaram à população.
Aqui faleceu, a 25 de Agosto de 1861, o Desembargador Dr. Manuel Joaquim Barbosa Viana, oitavo e último morgado de Toledo.

A capela-mor está separada do corpo da igreja por uma escadaria em pedra e tem um belo retábulo do século XVIII. Originário da capela primitiva, tem duas colunas
salomónicas, pintadas a vermelho e ouro, com flores, que enquadram uma tela representando a
descida do Espírito Santo.

Fotos dos membros do clube de História Local (só falta o Igor), tiradas aquando da visita à capela de Toledo, com a D. Céu que nos recebeu e nos contou histórias interessantes.
A fotógrafa de serviço só aparece na segunda fotografia.

4 comentários:

Anónimo disse...

Vês Patrícia como o teu texto ficou bem ilustrado?! Tirámos belas fotografias quando fomos a Toledo.

adc disse...

Vou de certeza repetir outros comentários aqui feitos... o vosso blog é um excelente recurso para quem quer conhecer o meio que nos rodeia!
Continuem.

Anónimo disse...

Este Clube do Património está a fazar um excelente trabalho em prol do estudo e divulgação do património artístico do concelho da Lourinhã.Estão, pois, todos de parabéns e espero que continuem com o mesmo entusiasmo e objectividade.

Anónimo disse...

Sr. Rui
Agradeço as suas palavras de incentivo, tanto mais que elas vêm de uma pessoa que conhece muito bem a história da Lourinhã. E, nessa qualidade, gostaria que, sempre que possível, fizesse uma apreciação crítica do nosso trabalho, pois é muito fácil, nos blogues, introduzirmos alterações aos textos que vamos publicando.