3.5.06

TOPONÍMIA – II

Marquiteira
Marcelo Ferreira


Segundo a tradição oral (reafirmada pelo senhor Leonel Cunha), o nome da localidade teve origem em “Maria Quitéria”, senhora de posses e benemérita, que teria vivido numa casa em frente à igreja.
Diz a lenda que Santa Bárbara apareceu a Maria Quitéria no local onde esta mandou construir a ermida e a partir daí ter-se-ia iniciado o culto a Santa Bárbara.
Contudo os documentos escritos, mais fiáveis, apontam noutra direcção. No século XVI, Marquiteira escrevia-se Margiteira e no início do XVIII Margueteyra (ver Fontes da História da Lourinhã-I, neste blogue). Ora estes topónimos parecem ter a haver com a existência de muitas margas (argila) neste local, onde é tradição ter existido uma olaria. Esses barros não eram só utilizados na confecção de loiça doméstica, pois também próximo da Marquiteira, nos Casais de Santa Bárbara, existiu um forno de telhas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Com este post, terminamos o nosso trabalho sobre a Marquiteira. Os textos do Marcelo são também um bom contributo para se conhecer melhor esta freguesia.Vejam a história que se pode contar a partir de uma igreja!

TF disse...

Foi engraçado ler este post sobre as origens do nome Marquiteira. Desde que passei a ir aí a Ribamar e que conheci o nome dessa localidade que o achei curioso e engraçado. Foi interessante o que li agora sobre isso neste vosso blog.
Teresa