25.5.06

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÓNIO - III
O Forte de Paimogo

Quando fomos visitar o Forte de Paimogo (18 de Maio) ficámos agradavelmente surpreendidos com as obras de recuperação em curso. Iniciada no princípio deste mês, o prazo de execução da obra é de 240 dias e o seu custo está orçamentado em 119.962,50 Euros. O projecto é financiado pela Câmara Municipal da Lourinhã.
Através de um protocolo, a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais cedeu o imóvel à Câmara por um período de 25 anos. Depois da fase de recuperação da estrutura do forte, está previsto uma redefinição dos espaços para fins culturais (o forte está inserido na rota dos dinossauros), com sala de exposições, galeria e sala de leitura e ainda, uma cafetaria e uma esplanada.
A professora Lurdes Neto sugeriu que falássemos com os operários para lhes perguntar quais os materiais utilizados no restauro e eles responderam que estão a usar os materiais originais - calcário, areia branca, cal hidratada e saibro. Os processos de execução são os tradicionais. E acrescentaram que são uma empresa de Lisboa, que trabalha nas obras do Estado e por isso estão habituados a obras de restauro de edifícios históricos.
O aproveitamento dos monumentos para fins turísticos e culturais são uma boa forma de travar uma inevitável ruína. Desejamos que o projecto de recuperação e requalificação do Forte de Paimogo seja bem sucedido!

A beleza da nossa costa vista a partir dos terraços do forte do rés-do-chão e do 1º andar (lado sul).

13 comentários:

mada disse...

Ainda bem que estão a recuperar esse forte e pelas vossas fotos deve ser bem bonito ir aí. Achei muito interessante as informações que vocês recolheram dos operários que lá trabalharam. Também é parte do património os modos de fazer, os materiais utilizados, as ferramentas de trabalho, etc. talvez possa ser uma vertente a explorarem no futuro. Que acham?
Mas sobre o vosso trabalho deste ano acho que não temos dúvidas que estão de parabéns e que contribuiram para muita gente conhecer bem melhor essa zona (a ficar a conhecer ainda mais)...

mada disse...

E a propósito, de vocês, em especial os do 9º ano, há alguém que queira seguir estudos ou trabalho em áreas ligadas ao património? Há muitas vias possíveis, em história, na arqueologia, na etnografia, no turismo, nas artes, até na engenharia como vocês devem ter notado na conversa com os operários... Estou curiosa se não se abriram apetites para vocações inesperadas.

mada disse...

Cá estou de novo, mas noutro dia... Lembrei-me de vocês quando li uma notícia sobre um site recente (ou pelo menos com uma renovação recente) que está considerado como um dos melhores do mundo na sua área (do património).
Aqui fica: http://www.monumentos.pt
É uma grande base de dados do nosso património onde podemos procurar várias coisas.

Rui Cipriano disse...

Só hoje tive oportunidade de aceder ao v.blog. Este Clube continua de parabéns, pois está a fazer um excelente trabalho na divulgação do nosso património.E quanto a Paimogo e sua oportunidade é evidente.Oxalá que outras escolas possam no próximo ano lectivo criar Clubes como o vosso,para que o Património histórico do municipio da Lourinhã seja divulgado e estudado.

Rui Cipriano disse...

E quando estamos já no fim ao ano lectivo gostaria de uma forma muito especial e perante todo o vosso trabalho, de felicitar cada um dos componentes do Clube e particularmente a alma e a grande dinamizadora que é a Professora Dr.ªD. Maria dos Anjos.
Para todos muito obrigado.

Maria dos Anjos disse...

Mada:
Os nossos alunos ainda não tiveram oportunidade de te responder porque têm andado muito ocupados com as provas globais. Estão a viver um momento de grande ansiedade e estão cansados.
Renovo os meus agradecimentos pela tua disponibilidade.

Maria dos Anjos disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Maria dos Anjos disse...

Sr. Rui:
Queremos agradecer-lhe o contributo que deu ao nosso trabalho, não só servindo de guia nalgumas visitas que fizémos, como também pela bibliografia que tem vindo a publicar sobre a história e o património do concelho da Lourinhã e que tem sido fonte privilegiada nas nossas pesquisas.
Torna-se fácil caminhar quando temos bons mestres!

Anónimo disse...

Parabens pelo vosso trabalho!!!!
É espetacular...

abbaccaxxi disse...

Oi stora.........
quero que saiba que gostei muito de ter aulas consigo......
adorei conhecer o património da nossa zona.....
Bjao gand

p.s.: espero que continue com este blog para o ano

Maria dos Anjos disse...

abbaccaxxi:
agora que já sei quem és, posso responder-te. Também gostei de te ter como aluna nestes últimos três anos. E quero agradecer-te a disponibilidade e o entusiasmo que manifestaste quando no fim do ano lectivo de 2004/2005, vos dei conta do meu desejo de criar um clube de História Local. A opinião generalizada era de que um clube de História tinha poucas hipóteses de ter inscrições, por ser eventualmente muito teórico. Daí a necessidade de antecipadamente dar a conhecer o meu projecto e vocês eram a minha única turma que iria ter continuidade este ano. Ainda de lembro da tua resposta: "stora pode contar connosco!"
Acho que valeu a pena. E se para o ano tivermos alunos interessados em continuar o vosso trabalho, em grande parte a vós se deve porque sempre defenderam, junto dos vossos colegas, o interesse e a relevância deste projecto.
Um grande abraço.

Maria dos Anjos disse...

Algumas alunas disseram-me que não conseguiam publicar os seus comentários no post sobre o filme. Eu também não. Parece que a manutenção do blogger está a tentar resolver o problema.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,