4.6.06

A LISTA DE SCHINDLER

"Quem salva uma Vida, salva o Mundo Inteiro"
Talmude
As turmas do 9º ano têm estado a ver, nas aulas de História, o filme "A Lista de Schindler", um documento fundamental sobre o Holocausto dos judeus, principais vítimas do estado nazi.
Embora este blogue seja dedicado à História Local, a História da Humanidade é também a nossa História. Vamos então lançar o debate:
"O que é que mais te impressionou e/ou sensibilizou ao veres este filme?"
Prof.ª Maria dos Anjos

12 comentários:

Sara e Armanda disse...

Gostámos muito de ver o filme, é impressionante ver a forma de como o judeus foram mal tratados, e parecia impossivel um homem só salvar tantos judeus. Custa também ver porque é que fizeram mal a pessoas que queria apenas ser felizes e trabalhar.

fabio martins disse...

axei este filme espetacular revela muito bem o que aconteçeu naquela altura!! brigadão stora

maurinha** disse...

eu adorei veu o filme!! apesar de algumas cenas serem chocantes, mas foi muito interessante ver o filme!! beijinho=)

mada disse...

(Desculpem mas carreguei onde não devia antes de tempo, se quiserem apaguem as anteriores versões)
Eu não vi o filme mas conheço a temática e apeteceu-me comentar não o filme mas o facto de se falar dele num blogue de História Local. Ou antes, de falarem e convidarem a que se fale dele no vosso blogue. Para nós, aqui e agora, a situação de que trata o filme não será exactamente 'local' ou 'actual'. Mas, por outro lado, ele faz-nos reflectir em aspectos que não são específicos nem de um só lugar nem de um só tempo. E, nesse sentido, pode ajudar-nos a olhar a nossa história (do aqui e agora) mais profundamente e com mais consciência sobre o que fazemos.
Para mim, isso será um dos aspectos que liga o falar deste filme ao que tem sido um dos grandes objectivos do vosso Blogue (o de nos ajudar a olhar para o que nos rodeia com olhos mais atentos). Por isso, acho que é bastante coerente a conversa que promoveram sobre ele.
Mais uma vez fica demonstrado o vosso bom trabalho, de constante inquietação perante a vida, que é assim que crescemos todos nós (vocês e nós daqui,...). Parabéns.

Bruninha disse...

eu gostei t de ver este filme..no entanto n principiu n parecia ser nada de intrexante mas começou.s a desenvolver e a cativar a atenção da maltatoda!!! O filme ta muito bem feito...e mostra muito bem como as pessoas eram tratadas na época...é chocante ver algumas paxagens, em que se mata por ser um mero desporto!!! Foram épocas muito cruéis!!!

Maria dos Anjos disse...

Mada:
Decidi lançar este desafio aos alunos (3 turmas do 9º ano) de verbalizarem aquilo que sentiram ao ver o filme, porque o silêncio que se fez na sala e a emoção visível em alguns rostos, demonstraram que, apesar da banalização da violência, através das imagens que invadem diariamente o nosso quotidiano, os nossos jovens são sensíveis ao sofrimento alheio.
Estou à espera que mais alunos sigam o exemplo destes colegas e façam os seus comentários.Sei que têm coisas importantes a dizer!
E, já agora, não usem linguagem "sms"!

***HéL!O*** disse...

Eu gostei muito de ver este filme, e como a Stora sabe eu já tinha visto o em casa... eu desde filme acho que caracteriza bem o horror da 2ª Guerra Mundial, é um filme chocante, por esse mesmo motivo é que eu achei que é um filme muito bom de ver e espero que a Stora continue a passa-lo nos outros anos, porque os alunos é que vão ganhar muito com isso... E é básicamente isto que tenho pa dizer, felizmente que existiram homens como o OSCAR SCHINDLER, e espero que continuem a existir.....*

Bibas* disse...

o k mais me xokou, foi ver k no mundo existem pexoas tao mas capazes de kerer acabar kon a raça humna, fikei felix ao ver k á pelo contrario pexoas k tentam ajudar e por vidas faxem o k podem ate mesmo arricas faikar na miséria, gostei muito do filme, era bom k todoas as pexoas foxem komo SHINDLER...

Ana Patrícia disse...

Bem, quero pedir desculpa pelo atraso! Mas mais vale comentar tarde do que nunca.
É sem duvida um filme fascinante! E que despertou em nós um grande sentimento de tristeza ao saber que toda aquela desumanidade para com os judeus, que nunca tinham feito nada para merecer tal coisa, aconteceu na vida real!!!
É horrível ver o que o homem pode fazer a vida de outros homens inocentes e a maneira como o pode fazer.
O filme realmente retrata muito bem todo o acontecimento. E agradeço à stora a oportunidade.
Bjs da Patrícia (9ºC)

karina** disse...

gostei muito de ver o filme, apesar de algumas partes serem um pouco chocantes, mas todas elas sao muito interessantes!
bjs**

jEnaZ paiNTinGz disse...

O filme ta brutal....!!
Adorei!

Acho que é muito dificil fazer o que os realizadores do filme fizeram.... (não e para todos)!!
Acho que deve ser muito dificil exprimir o que se sentiu naquela altura... e este filme faz-no muito bem!

Gostei da menina de vermelho!!
E acho que as cenas chocantes no filme foram indispensaveis para que podesse-mos ficar realmente a perceber o que se passou!

Brigado stora!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,