23.6.06

FINALMENTE DE FÉRIAS!

Mensagem para os meus alunos do 9º ano

Eu bem vi a vossa alegria à s
aída do exame de Matemática! Sensação do dever cumprido ou de estar finalmente de férias? Esperemos que as duas coisas!

Conforme prometi aqui fica a minha mensagem, feita a partir e a pretexto do filme a “Lista de Schindler”, que tivemos oportunidade de ver nas últimas aulas de História. Agradeço os comentários que fizeram aqui no blogue, os quais foram muito pertinentes - “imagens chocantes”, “horror e crueldade de uma época” “desumanidade”, mas também a esperança no acto heróico de alguém que arriscou a sua segurança e o seu bem estar, ao não alinhar com o comportamento dominante. É este um dos objectivos da História – ela é a memória da Humanidade, a nossa memória e através dela nós podemos conhecer os percursos que os que nos antecederam fizeram, para assim, mais esclarecidamente, podermos abrir caminhos com vista a um futuro colectivo melhor (infelizmente aquelas imagens continuam actuais).
Nós, seres humanos, como seres inteligentes que somos, temos a liberdade de escolher, e tanto melhor o podemos fazer quanto mais informados e esclarecidos formos (uma pessoa ignorante não é livre). E, ao longo da nossa vida, todos nós temos de fazer as nossas escolhas. Desejo que cada um de vós, quando tiver de o fazer (esperemos que nunca em situações limite como a do filme), o faça de modo a respeitar a sua dignidade e a dos outros – estarmos de bem com a nossa consciência é um valor fundamental.

Mas a História não são só desgraças! Procurei também sensibilizá-los um pouco para aquilo que de belo os nossos antepassados criaram (parece que estou a ouvir o Cristiano a dizer “stora eu não gosto de pintura!”). Sabem, eu descobri a arte mais ou menos pela vossa idade e tive pena de não ter aprendido a gostar mais cedo. Sim, porque é preciso aprender a gostar.
A arte nas suas diferentes formas de expressão (literatura, música, artes plásticas, etc.) é o testemunho daquilo que é mais intrinsecamente humano – a expressão de emoções, da criatividade, da procura do belo... (sabem, nós também podemos criar “beleza”, na forma como nos relacionamos com os outros).

Gostei de vos ter conhecido e desejo que a vossa vida escolar e/ou profissional seja bem sucedida (não se esqueçam que agora é preciso um estudo mais regular e um maior empenho). Quanto à vossa vida pessoal e social, que encontrem o melhor caminho para vós e para aqueles que vos rodeiam -
sejam pessoas activas, participativas e nunca percam a alegria de viver e a irreverência que caracterizam a juventude.

Mantenham o contacto connosco, já sabem onde nos podem encontrar (e já agora continuem a consultar este blogue e os outros da escola e façam comentários).

Boas Férias!
Maria dos Anjos Luís

10 comentários:

Ana Patrícia disse...

Bem, vou ter imensas saudades deste clube!
Espero que depois haja oportunidade (e tempo) de estarmos com os próximos membros e que possamos conviver e falar das nossas experiências relativamente ao clube.

Quero agradecer mais uma vez esta divertidíssima oportunidade que foi explorarmos a nossa localidade desta forma. E para ser sincera… eu detestava história, detestava mesmo, era um castigo para estudar! E este clube mudou o meu ponto de vista em relação à história, às 5ªfeiras eu chegava a casa toda entusiasmada e já não me calava, a minha mãe ate chegou a dizer: "Bem, rapariga! Nem pareces tu!"

E finalmente já estamos de férias… este ultimo ano acabou e para o ano já estamos numa escola nova com novas pessoas e mais estudo (quer dizer, quem passar de ano é claro)!
Bjs da Patrícia (9ºC)

jEnaZ paiNTinGz disse...

Ao contrario da Patricia... parece que a historia este ano não quis nada comigo! Mas passando essa parte... porque ja acabou... concordo com a "stora"... é muito facil imaginar o cristiano a dizer outra vez que nao gosta de pintura... e que as aulas sobre a mesma sao uma seca...!

Adorei este ultimo ano...! E vou ter imensas saudades disto tudo...!
Mas...finalmente...ACABOU! E muitos de nós vamos embora daqui! E provavelmente a stora vai ficar ca outra vez..!!
ehe!

beijinho...janine (9A)

TF disse...

Também fui uma má aluna a história na vossa idade e era uma disciplina de que não gostava. Segui a área de ciências, fiz o curso de Química e agora sou professora de Física e Química. Um dia destes estava num museu a ver pintura e escultura e pensei que quando tivesse tempo, se calhar quando me reformar, gostava de ir estudar história da arte. É que agora gosto muito desses temas mas gostava de saber mais.
Boas férias para todos.
Teresa

bibas** disse...

gostei mt d ler o texto stora ta mt LINDO... nunka m eskecerei das palavras k a stora m dixe e vou seguir os seus conselhos...brigada por tdo stora, por ter sido stora, amiga, e 1 kuase noxa mae...

adorei este ano...acabou é verdd, mas nos vamos contiuar a comunicar... nunca eskecerei a escola básica dos 2º e 3º ciclos d ribamar... ADORO-VOS A TODOS

Fábio Martins disse...

é verdade stora um ciclo da noxa vida ja la vai! mas nunka exqueceremos o que passams km vosco ao longo dstes 5 anox que ai estive! um beijo para a stora e parabens pelu seu txto ta mt fixe!

Um Abraço du*!!!!

*Fábio Martins...
BJS pa todus*

abbaccaxxi disse...

Obrigado pela mensagem.....
Acho que o clube foi umas das melhores coisas que me aconteceram naquela escola, uma ideia diferente e tambem um pouco revolcionaria em termos de ensino!!!!!

Espero que continue com este clube, pois tambem incentiva os alunos a gostarem de história....

Eu que só gostava de civilizações antigas passei a gostar e a apreciar muitoi mais arte sacra, azuleijaria e a arquictectura...
Boa sorte para o ano
e
Felicidades

bjs gands
Marisa Santos Antunes (9ºc)

maria dos anjos disse...

Ana Patrícia, Janine, Bebiana, Fábio e Marisa:
Obrigada por terem respondido à minha mensagem. Ainda bem que gostaram!
Sobre as referências que fizeram ao clube, vou comentar no post "Boas Férias".
E são mesmo boas férias o que desejo a todos!

sandra disse...

o filme foi realmente muito interessante e também muito chocante... Em relação há História este ano foi interessante foi pena ser tudo muito por alto e existir muita pintura pelo meio... ***bjuz pa tds***

Carla Ferreira disse...

Oi stora!!
Que saudades das aulas de História!! Agora na área de ciências a história é outra , mas sempre que posso volto a dar uma olhadela aos meus livros preferidos!!Queria desde já deixar um enorme beijão á stora Mº dos Anjos e um muito obrigado por todo!! Infelizmente não tenho tido muito tempo para vir aqui ao blog(que está fanfástico-força!!), mas aproveito agora para dizer que a Escola de Ribamar no coração assim como a todos os meus professores(Cristina Camoêsas, Sandra Barbosa, Mário Cipriano, Luisa Chagas, Luisa Carvalho,Margarida Santiago.......................-ficaria aqui o resto do dia- a TODOS o meu obrigado!!!!).Foi a minha 2ªcasa durante 5 anos, foi aí que cresci, que formei as minhas bases, que me tornei na pessoa que sou ! Espero que consiga honrar todo o esforço que professores e funcionarios fazem todos os dias por nós!!!Aconselho a tds os alunos que lerem estas palavras sinceras a aproveitarem este privilegio porque depois (no Secundário e principalmente na vida adulta) não mais vamos ter uma prof.Mº dos Anjos(ou qq dos outros profs!) a dar-nos força e vontade de trabalhar , de conseguir , de vencer; depois...é cada um por si!!
Espero voltar á minha escola á beira-mar lá para o fim do ano uma vez que tenho 1 irmão a estudar aí , até lá vou -me lembrando de todas as boas recordações !!
Um ENORME ABRAÇO CHEIO DE SAUDADE DA CARLA Ferreira, uma ex-aluna(ou antes um eterne-aluna:)!!!!!!!!!!!!!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,