23.6.06

FINALMENTE DE FÉRIAS!

Mensagem para os meus alunos do 9º ano

Eu bem vi a vossa alegria à s
aída do exame de Matemática! Sensação do dever cumprido ou de estar finalmente de férias? Esperemos que as duas coisas!

Conforme prometi aqui fica a minha mensagem, feita a partir e a pretexto do filme a “Lista de Schindler”, que tivemos oportunidade de ver nas últimas aulas de História. Agradeço os comentários que fizeram aqui no blogue, os quais foram muito pertinentes - “imagens chocantes”, “horror e crueldade de uma época” “desumanidade”, mas também a esperança no acto heróico de alguém que arriscou a sua segurança e o seu bem estar, ao não alinhar com o comportamento dominante. É este um dos objectivos da História – ela é a memória da Humanidade, a nossa memória e através dela nós podemos conhecer os percursos que os que nos antecederam fizeram, para assim, mais esclarecidamente, podermos abrir caminhos com vista a um futuro colectivo melhor (infelizmente aquelas imagens continuam actuais).
Nós, seres humanos, como seres inteligentes que somos, temos a liberdade de escolher, e tanto melhor o podemos fazer quanto mais informados e esclarecidos formos (uma pessoa ignorante não é livre). E, ao longo da nossa vida, todos nós temos de fazer as nossas escolhas. Desejo que cada um de vós, quando tiver de o fazer (esperemos que nunca em situações limite como a do filme), o faça de modo a respeitar a sua dignidade e a dos outros – estarmos de bem com a nossa consciência é um valor fundamental.

Mas a História não são só desgraças! Procurei também sensibilizá-los um pouco para aquilo que de belo os nossos antepassados criaram (parece que estou a ouvir o Cristiano a dizer “stora eu não gosto de pintura!”). Sabem, eu descobri a arte mais ou menos pela vossa idade e tive pena de não ter aprendido a gostar mais cedo. Sim, porque é preciso aprender a gostar.
A arte nas suas diferentes formas de expressão (literatura, música, artes plásticas, etc.) é o testemunho daquilo que é mais intrinsecamente humano – a expressão de emoções, da criatividade, da procura do belo... (sabem, nós também podemos criar “beleza”, na forma como nos relacionamos com os outros).

Gostei de vos ter conhecido e desejo que a vossa vida escolar e/ou profissional seja bem sucedida (não se esqueçam que agora é preciso um estudo mais regular e um maior empenho). Quanto à vossa vida pessoal e social, que encontrem o melhor caminho para vós e para aqueles que vos rodeiam -
sejam pessoas activas, participativas e nunca percam a alegria de viver e a irreverência que caracterizam a juventude.

Mantenham o contacto connosco, já sabem onde nos podem encontrar (e já agora continuem a consultar este blogue e os outros da escola e façam comentários).

Boas Férias!
Maria dos Anjos Luís

8 comentários:

Patrícia's Blog disse...

Bem, vou ter imensas saudades deste clube!
Espero que depois haja oportunidade (e tempo) de estarmos com os próximos membros e que possamos conviver e falar das nossas experiências relativamente ao clube.

Quero agradecer mais uma vez esta divertidíssima oportunidade que foi explorarmos a nossa localidade desta forma. E para ser sincera… eu detestava história, detestava mesmo, era um castigo para estudar! E este clube mudou o meu ponto de vista em relação à história, às 5ªfeiras eu chegava a casa toda entusiasmada e já não me calava, a minha mãe ate chegou a dizer: "Bem, rapariga! Nem pareces tu!"

E finalmente já estamos de férias… este ultimo ano acabou e para o ano já estamos numa escola nova com novas pessoas e mais estudo (quer dizer, quem passar de ano é claro)!
Bjs da Patrícia (9ºC)

Janine Fernandes disse...

Ao contrario da Patricia... parece que a historia este ano não quis nada comigo! Mas passando essa parte... porque ja acabou... concordo com a "stora"... é muito facil imaginar o cristiano a dizer outra vez que nao gosta de pintura... e que as aulas sobre a mesma sao uma seca...!

Adorei este ultimo ano...! E vou ter imensas saudades disto tudo...!
Mas...finalmente...ACABOU! E muitos de nós vamos embora daqui! E provavelmente a stora vai ficar ca outra vez..!!
ehe!

beijinho...janine (9A)

TF disse...

Também fui uma má aluna a história na vossa idade e era uma disciplina de que não gostava. Segui a área de ciências, fiz o curso de Química e agora sou professora de Física e Química. Um dia destes estava num museu a ver pintura e escultura e pensei que quando tivesse tempo, se calhar quando me reformar, gostava de ir estudar história da arte. É que agora gosto muito desses temas mas gostava de saber mais.
Boas férias para todos.
Teresa

Anónimo disse...

é verdade stora um ciclo da noxa vida ja la vai! mas nunka exqueceremos o que passams km vosco ao longo dstes 5 anox que ai estive! um beijo para a stora e parabens pelu seu txto ta mt fixe!

Um Abraço du*!!!!

*Fábio Martins...
BJS pa todus*

Unknown disse...

Obrigado pela mensagem.....
Acho que o clube foi umas das melhores coisas que me aconteceram naquela escola, uma ideia diferente e tambem um pouco revolcionaria em termos de ensino!!!!!

Espero que continue com este clube, pois tambem incentiva os alunos a gostarem de história....

Eu que só gostava de civilizações antigas passei a gostar e a apreciar muitoi mais arte sacra, azuleijaria e a arquictectura...
Boa sorte para o ano
e
Felicidades

bjs gands
Marisa Santos Antunes (9ºc)

Anónimo disse...

Ana Patrícia, Janine, Bebiana, Fábio e Marisa:
Obrigada por terem respondido à minha mensagem. Ainda bem que gostaram!
Sobre as referências que fizeram ao clube, vou comentar no post "Boas Férias".
E são mesmo boas férias o que desejo a todos!

S ♥ disse...

o filme foi realmente muito interessante e também muito chocante... Em relação há História este ano foi interessante foi pena ser tudo muito por alto e existir muita pintura pelo meio... ***bjuz pa tds***

Anónimo disse...

Oi stora!!
Que saudades das aulas de História!! Agora na área de ciências a história é outra , mas sempre que posso volto a dar uma olhadela aos meus livros preferidos!!Queria desde já deixar um enorme beijão á stora Mº dos Anjos e um muito obrigado por todo!! Infelizmente não tenho tido muito tempo para vir aqui ao blog(que está fanfástico-força!!), mas aproveito agora para dizer que a Escola de Ribamar no coração assim como a todos os meus professores(Cristina Camoêsas, Sandra Barbosa, Mário Cipriano, Luisa Chagas, Luisa Carvalho,Margarida Santiago.......................-ficaria aqui o resto do dia- a TODOS o meu obrigado!!!!).Foi a minha 2ªcasa durante 5 anos, foi aí que cresci, que formei as minhas bases, que me tornei na pessoa que sou ! Espero que consiga honrar todo o esforço que professores e funcionarios fazem todos os dias por nós!!!Aconselho a tds os alunos que lerem estas palavras sinceras a aproveitarem este privilegio porque depois (no Secundário e principalmente na vida adulta) não mais vamos ter uma prof.Mº dos Anjos(ou qq dos outros profs!) a dar-nos força e vontade de trabalhar , de conseguir , de vencer; depois...é cada um por si!!
Espero voltar á minha escola á beira-mar lá para o fim do ano uma vez que tenho 1 irmão a estudar aí , até lá vou -me lembrando de todas as boas recordações !!
Um ENORME ABRAÇO CHEIO DE SAUDADE DA CARLA Ferreira, uma ex-aluna(ou antes um eterne-aluna:)!!!!!!!!!!!!!