28.9.06

A FESTA DE RIBAMAR
Ruben Fernandes

A freguesia de Ribamar, criada em 1984, é a mais recente freguesia do concelho da Lourinhã. Foi desanexada da freguesia de Santa Bárbara (Marquiteira), constituindo-se igualmente em paróquia, de invocação a N. S.ª de Monserrate. Em 1997, Ribamar foi elevada à categoria de vila.

A igreja de Ribamar tem 35 anos e já foi arranjada uma vez há 12 anos.
Todos os anos, na segunda semana de Outubro, sexta-feira, tem início a festa de Ribamar em honra a nossa senhora de Monserrate. Esta festa tem a duração de seis dias.

No domingo da festa, às 8 horas da manhã é a alvorada (lançamento de muitos foguetes). De tarde realiza-se a missa em honra da padroeira e dos pescadores, de seguida segue-se uma procissão onde todos os santos visitam as ruas de Ribamar.

A festa é composta pelo arraial, a quermesse, os comes e bebes e há um pequeno parque de diversões para os mais jovens.

Por detrás do arraial servem-se petiscos, almoços e jantares. Os almoços, petiscos e jantares são normalmente caldeirada, arroz de marisco, frango assado, salada de polvo, peixe grelhado, pipis, camarão, mexilhão e carne à Monserrate.

Todo o dinheiro que a festa angaria é para pagar as despesas e o que sobra é para a igreja de Ribamar.

13 comentários:

mada disse...

Hum... isto de começar o ano lectivo com uma produção que fala de festas é um bom indicador! Talvez de vontade de trabalhar com prazer, de não esquecer de vver quando se aprende, ou de aprender quando se vive...
Cá virei com uma vontade sempre renovada de ir partilhando os vossos passeios e saberes.
Bom trabalho

Anónimo disse...

Ruben como era a festa de Ribamar, antigamente? Antes de haver Igreja. Não era como nos nossos dias, com certeza. As pessoas mais idosas poderão ajudar-te a fazer a história das festas de Ribamar. É um bom tema e que até agora, que eu saiba, ainda não foi explorado.
Só ou com os teus companheiros do Clube, experimenta e verás como é interessante viveres a história da tua terra.
Cumprimentos Rui Cipriano

Anónimo disse...

Ruben e colegas de grupo:

A sugestão do sr. Rui Cipriano é muito interessante. Se a festa já existia antes da construção da igreja, quais eram os procedimentos no que respeita, por exemplo, às celebrações religiosas?Acho que devemos fazer essa investigação, não acham?

Anónimo disse...

A nossa Carla veio aqui ao blogue deixar uma mensagem, mas fê-lo num post antigo.Para que fique mais acessível, tomei a liberdade de o copiar para aqui:

"Oi stora!!
Que saudades das aulas de História!! Agora na área de ciências a história é outra , mas sempre que posso volto a dar uma olhadela aos meus livros preferidos!!Queria desde já deixar um enorme beijão á stora Mº dos Anjos e um muito obrigado por todo!! Infelizmente não tenho tido muito tempo para vir aqui ao blog(que está fanfástico-força!!), mas aproveito agora para dizer que a Escola de Ribamar no coração assim como a todos os meus professores(Cristina Camoêsas, Sandra Barbosa, Mário Cipriano, Luisa Chagas, Luisa Carvalho,Margarida Santiago.......................-ficaria aqui o resto do dia- a TODOS o meu obrigado!!!!).Foi a minha 2ªcasa durante 5 anos, foi aí que cresci, que formei as minhas bases, que me tornei na pessoa que sou ! Espero que consiga honrar todo o esforço que professores e funcionarios fazem todos os dias por nós!!!Aconselho a tds os alunos que lerem estas palavras sinceras a aproveitarem este privilegio porque depois (no Secundário e principalmente na vida adulta) não mais vamos ter uma prof.Mº dos Anjos(ou qq dos outros profs!) a dar-nos força e vontade de trabalhar , de conseguir , de vencer; depois...é cada um por si!!
Espero voltar á minha escola á beira-mar lá para o fim do ano uma vez que tenho 1 irmão a estudar aí , até lá vou -me lembrando de todas as boas recordações !!
Um ENORME ABRAÇO CHEIO DE SAUDADE DA CARLA Ferreira, uma ex-aluna(ou antes um eterne-aluna:)!!!!!!!!!!!!!"

28/9/06 19:53

Carla:
Eu também tenho saudades tuas.Perguntei por ti no final do ano passado quando o teu irmão veio receber o prémio. Obrigada pelas tuas amáveis palavras, dirigidas não só a mim mas a todos os meus colegas que contigo trabalharam.
Bjs

Anónimo disse...

Olá a todos!
Como não podia deixar d ser, a Maria já organizou o grupo e pôs os seus historiadores a trabalhar.:) Fico muito feliz d ver q continuam muito empenhados e animados.
Espero q o ano lectivo corra bem, e q se divirtam muito pelos caminhos e rotas do concelho...
Foi um prazer trabalhar aí.
Muitos, muitos beijinhos pa todos.
Aida

Anónimo disse...

Aida:
Tenho saudades de estar e trabalhar contigo. Então como vão as coisas por Alcanede? O Paulo Serra passou por aqui há pouco tempo e disse que tinha estado contigo. O teu clube também já estar a funcionar. Para além da colega de Geografia, temos a Cristina de Inglês para dar uma mãozinha para o caso de conseguirmos o intercâmbio. O programa base é aquele que delineaste para os Itinerários e os desejados "instrumentos" de trabalho já chegaram.
Aqui ou através do mail, vamo-nos mantendo em contacto.
Um bom ano também para ti.
Bjs.

Anónimo disse...

Mada:
Não me esqueci de responder ao teu comentário. De facto, nós todos andamos a tentar encontrar prazer no nosso trabalho e pelo que já vi deste grupo, não vai ser difícil.
Quanto à festa, é um acontecimento particularmente "saboreado" pelas gentes de Ribamar e por nós professores. Aquela caldeirada é irresistível!
Quanto aos alunos, estás a imaginar, os de Ribamar, nas aulas das 8.30h nos dias da festa?!
Um bom trabalho também para ti.

MarcoAmaral disse...

Vejo que têm trabalhado!
Deixo aqui uns sites para a Prof Maria dos Anjos pq sei que ela vai gostar
http://www.cm-montemorvelho.pt/inventario/castelo.htm
http://www.cm-montemorvelho.pt/inventario/igreja_de_santa_maria_da_alcacova.htm
http://www.cm-montemorvelho.pt/inventario/convento_nossa_senhora_dos_anjos.htm

Um abraço

Anónimo disse...

Marco:
Obrigada pelos endereços que enviastes. Que personagens tão ilustres teve a tua terra (Diogo de Azambuja, Fernão Mendes Pinto, etc)!
Quando voltar a Montemor tenho ir ao convento de Nossa Senhora dos Anjos.
Um abraço.

Anónimo disse...

Bem, estou a ver que o nosso blog continua a ter bastante sucesso. Gostei bastante das amáveis palavras da Carla Ferreira e do trabalho do Rúben. Acho a proposta do sr. Rui Cipriano mto interessante e concordo com ma minha colega que devemos fazer um trabalho mais aprofundado sobre as festas de Ribamar que se iniciam já no final desta semana. mtos beijinhos, Aida. K bom estar aí!

Anónimo disse...

olaaaaaaaaaaaaaaa =)
bem..ha tanto tempo q já nao vinha visitar este blog ;) eheh
gostei muito deste tema : "Festa de Ribamar", e também achei muito interessante a do sr. Rui Cipriano...dou -vos força para investigarem (",)
tenho muitaaas saudades das aulas de História (Mª dos Anjos, uma professora à maneira, sempre disposta a ajudar)e também tou com saudades dos restantes professores =) enfim, são tempos muitos bons e inesquecíveis!!
Stora Mª dos Anjos, sabe por onde anda a minha irmã Tânia?? anda em Erasmos na Alemanhã, a rapariga anda toda feliz e contente por la estar, e isto vai ser óptimo para o currículo dela e para ela também melhorar o alemão!! =)
pois é.. tou a ver se arranjo um tempinho para ir aí à escolinha..eheh !!
também já sei que a stora dá aulas à minha irmã, eheh, isto está a percorrer as manas todas!!
falando da minha recente escola, Madeira Torres, estou a gostar muito de lá estar, é uma escola muito boa, os professores também são muito bons... e enfim a vida contínua =)))

bem vou indoo..um bom ano lectivo para todos :)

uma beijoca grande para todos os professores e funcionários (",)

Anónimo disse...

Maura:
Fico muito contente de gostares da tua nova escola. Também tenho saudades tuas. Quando puderes passa por cá. Quanto à tua Tânia... só podia estar numa experiência dessas. Este cantinho à beira-mar plantado é demasiado estreito para ela.
Já reparei na vossa maninha, é muito parecida convosco. Espero que seja tão estudiosa como as manas.
Um bom ano também para ti.
Bjs

Anónimo disse...

A vossa informação é excelente para podermos compreender a origem desta festa.
Convido-vos, agora, a visitarem, compreenderem e observarem a Festa de Nossa Senhora de Monserrate aos olhos dos mais novos:
http://primeirasletras.blogspot.com

Anabela Campos