5.11.06

MOLEDO - I

Magda Rodrigues e Filipe Alfaiate


A palavra Moledo deriva do latim “moles”, que significa grande massa de pedra. De facto, a povoação fica situada no planalto das Cesaredas*1, um afloramento calcário com doze quilómetros de comprimento por oito de largura.

A freguesia de Moledo foi fundada em 1594, tendo pertencido até esta data à freguesia de Santa Maria de Óbidos. Manteve-se no concelho de Óbidos até 6 de Novembro de 1836, data em que passou a pertencer ao concelho da Lourinhã, depois de uma grande reforma administrativa (repare-se no reflexo da lenda de Pedro e Inês no brasão desta freguesia).

O primeiro documento escrito conhecido relativo ao Moledo é uma carta de privilégios dada pelo rei D. Fernando, filho de D. Pedro I, a 12 de Outubro de 1378. Por esta carta os seus moradores e todos aqueles que viessem a sê-lo estavam isentos do pagamento de diversos impostos (jugadas, peitas, fintas e talhas) às vilas de Óbidos, Atouguia e Lourinhã, e podiam livremente negociar os seus produtos nestas vilas, assim como os moradores delas podiam vir a Moledo negociar os seus. Também estavam isentos do serviço de hoste e fossado*2.
Esta carta de privilégios foi muito importante porque atraiu muita população a Moledo.

Sobre a importância do paço no desenvolvimento desta freguesia falaremos no próximo post.


*1 O termo Cesaredas terá tido origem, segundo a tradição popular, no facto de ali terem estado acampadas as tropas romanas comandadas por Júlio César.
*2 O serviço de Hoste era o serviço militar a que todos estavam obrigados, quando havia uma empresa bélica de alguma importância (cerco de uma cidade ou castelo e lide campal). Fossado era também serviço militar obrigatório, mas em operações militares de carácter ofensivo, tendo tido origem nas lutas da reconquista (normalmente no fim da Primavera e, durante algumas semanas, faziam-se incursões nos territórios ocupados pelos mouros). Foi, mais tarde, transformado num imposto, a fossadeira.

9 comentários:

Maria dos Anjos disse...

Há dois dias que estou a tentar inserir mais imagens neste post e não consigo.
O blogger tem destas coisas!

mar disse...

Estou curiosa, alguém é capaz de me explicar que impostos são estes? (jugadas, peitas, fintas e talhas)
Serão provavelmente os ancestrais do IRS,IRC,IVA, etc!!

MarcusAntónius disse...

Muito bons estes posts sobre Moledo.. Assim até dá vontade de querer saber mais...
Podem continuar a desenvolver o bom trabalho!

maria dos anjos disse...

Obrigada Marco pelo elogio ao trabalho dos meus "historiadores".
Então a tua máquina fotográfica tem estado a descansar?
Um abraço.

maia disse...

owa! nunca pensei k eu e o filipe tivexemos feito 1 trabalho tao bom!!! demorou tempo a fzr mas fko muito fixe!!! mas sem a ajuda da xtora maria dos anjos k nos ajudo xempre nao fkava tao bom como esta... o nosso grupo merece os parabens!!!lol ;-)

Sílvia A. disse...

sim senhora!!!!!! estou a gostar destes meus colegas!!!! andam a trabalhar mto bem.... continuem assim malta!!!! to a gostar de ver!!!! bjs

Sílvia Antunes disse...

ah, ja gora stora, tive teste de historia achei mto facil.... não sei se foi por ter estudado tanto ou se era masmo facil.... as minhas notas têem sido rasoaveis.... ainda não tive negas, quer dizer: só a ingles!!! bjoka Stora

maria dos anjos disse...

Sílvia:
Perguntei por ti na 5ª feira.Esteve cá na escola um grande grupo de ex-alunos, que estão contigo na Secundária.Foi uma surpresa muito agradável.
Espero que recuperes a Inglês e os resultados de História sejam positivos!
Bjs.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,