5.11.06

MOLEDO - I

Magda Rodrigues e Filipe Alfaiate


A palavra Moledo deriva do latim “moles”, que significa grande massa de pedra. De facto, a povoação fica situada no planalto das Cesaredas*1, um afloramento calcário com doze quilómetros de comprimento por oito de largura.

A freguesia de Moledo foi fundada em 1594, tendo pertencido até esta data à freguesia de Santa Maria de Óbidos. Manteve-se no concelho de Óbidos até 6 de Novembro de 1836, data em que passou a pertencer ao concelho da Lourinhã, depois de uma grande reforma administrativa (repare-se no reflexo da lenda de Pedro e Inês no brasão desta freguesia).

O primeiro documento escrito conhecido relativo ao Moledo é uma carta de privilégios dada pelo rei D. Fernando, filho de D. Pedro I, a 12 de Outubro de 1378. Por esta carta os seus moradores e todos aqueles que viessem a sê-lo estavam isentos do pagamento de diversos impostos (jugadas, peitas, fintas e talhas) às vilas de Óbidos, Atouguia e Lourinhã, e podiam livremente negociar os seus produtos nestas vilas, assim como os moradores delas podiam vir a Moledo negociar os seus. Também estavam isentos do serviço de hoste e fossado*2.
Esta carta de privilégios foi muito importante porque atraiu muita população a Moledo.

Sobre a importância do paço no desenvolvimento desta freguesia falaremos no próximo post.


*1 O termo Cesaredas terá tido origem, segundo a tradição popular, no facto de ali terem estado acampadas as tropas romanas comandadas por Júlio César.
*2 O serviço de Hoste era o serviço militar a que todos estavam obrigados, quando havia uma empresa bélica de alguma importância (cerco de uma cidade ou castelo e lide campal). Fossado era também serviço militar obrigatório, mas em operações militares de carácter ofensivo, tendo tido origem nas lutas da reconquista (normalmente no fim da Primavera e, durante algumas semanas, faziam-se incursões nos territórios ocupados pelos mouros). Foi, mais tarde, transformado num imposto, a fossadeira.

7 comentários:

Anónimo disse...

Há dois dias que estou a tentar inserir mais imagens neste post e não consigo.
O blogger tem destas coisas!

mar disse...

Estou curiosa, alguém é capaz de me explicar que impostos são estes? (jugadas, peitas, fintas e talhas)
Serão provavelmente os ancestrais do IRS,IRC,IVA, etc!!

MarcoAmaral disse...

Muito bons estes posts sobre Moledo.. Assim até dá vontade de querer saber mais...
Podem continuar a desenvolver o bom trabalho!

Anónimo disse...

Obrigada Marco pelo elogio ao trabalho dos meus "historiadores".
Então a tua máquina fotográfica tem estado a descansar?
Um abraço.

Anónimo disse...

sim senhora!!!!!! estou a gostar destes meus colegas!!!! andam a trabalhar mto bem.... continuem assim malta!!!! to a gostar de ver!!!! bjs

Anónimo disse...

ah, ja gora stora, tive teste de historia achei mto facil.... não sei se foi por ter estudado tanto ou se era masmo facil.... as minhas notas têem sido rasoaveis.... ainda não tive negas, quer dizer: só a ingles!!! bjoka Stora

Anónimo disse...

Sílvia:
Perguntei por ti na 5ª feira.Esteve cá na escola um grande grupo de ex-alunos, que estão contigo na Secundária.Foi uma surpresa muito agradável.
Espero que recuperes a Inglês e os resultados de História sejam positivos!
Bjs.