Durante este 2º período fartámo-nos de passear! Práticameste, todas as quintas feiras lá fomos nós à descoberta de histórias interessantes e da riqueza patrimonial das nossas igrejas e capelas. Tirámos fotografias e registámos algumas notas.
Agora falta-nos redigir os textos definitivos e publicar os posts.
Na última 5ª feira combinámos adiantar o trabalho nas férias e fizémos a seguinte distribuição de tarefas:
O Marcelo, o Igor e o Valter vão escrever sobre a igreja velha da Marquiteira e reconstituir a história do seu restauro, com base nos episódios contados pelo sr. Leonel Cunha ( não se esqueçam do achado do túmulo da Maria Quitéria e dos frescos). A D. Arménia vai escrever um texto sobre a lenda de Santa Bárbara, padroeira da Marquiteira.
A Sílvia, a Ana Patrícia e a Marisa vão escrever sobre a Igreja da Misericórdia, nomeadamente sobre a tradição da "Procissão do Enterro do Senhor", que todos os anos sai pelas ruas da Lourinhã na Sexta Feira Santa. E, claro, sobre os painéis do Mestre da Lourinhã. Sobre a capela das Matas, vão fazer um estudo comparativo de como era o edifício antes e depois do restauro. Aqui a Patrícia vai dar uma ajuda ao escrever sobre a Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira das Matas.
A Armanda, a Mariana e a Sara vão debruçar-se sobre os azulejos da Igreja do Convento de S. António (os do altar mor contam-nos lendas muito interessantes).
O David como mora no Vimeiro, vai falar sobre a Igreja de S. Miguel e da sua bonita talha dourada.
Esperamos corresponder às expectativas criadas e que são visíveis nos comentários ao nosso blogue.