PINTURA A FRESCO
Igor Alexandre
Frescos dos Quatro Evangelistas - Igreja Velha da Marquiteira
Alguns dos mais antigos frescos (c.1750-1400 a. C.) foram encontados em Cnossos, na ilha de Creta, dos períodos minóico e micénico da civilização do Egeu (arte grega pré-clássica). Esses frescos encontram-se hoje no Museu Heráclion (Creta).
Esta técnica atingiu a sua maior expressão em Itália, entre os séculos XIII e XVII. Giotto, Masaccio, Miguel Ângelo e muitos outros artistas italianos usaram-a, tal como os muralistas Orozco e Rivera, já no século XX.
NOTA: Simbologia dos quatro Evangelistas: São Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque o seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo, enquanto São João (a águia) se preocupa em comprovar a natureza divina de Jesus. São Marcos é representado pelo leão, porque começa o seu Evangelho falando da pregação de São João Baptista no deserto da Judeia. Ora, o leão vivia no deserto e a pregação de João foi como um rugido de leão, querendo mostrar Cristo como rei (o leão é o rei dos animais). São Lucas tem em vista demonstrar o carácter sacerdotal de Cristo. Daí ter com símbolo o boi, animal sacrificado no Templo.