NOSSA SENHORA DE MONTSERRAT Melissa Pessoa
A tradição religiosa refere que o culto a Nossa Senhora de Montserrat remonta aos primórdios do Cristianismo, quando o apóstolo S. Pedro levou uma imagem de Nossa Senhora para Barcelona.
Entretanto, no século VIII, os árabes invadiram a Península Ibérica e os cristãos, receando a profanação das suas imagens sagradas, esconderam-nas em lugares inacessíveis. Foi o que aconteceu com a imagem de Barcelona, que foi escondida numa caverna de uma montanha próxima, denominada Montserrat por se assemelhar a um serrote de dentes aguçados.
Passados dois séculos, alguns pastores, atraídos por um mágico esplendor que irradiava da montanha, encontraram a imagem enegrecida pelo tempo (a sua cor escura, levou a que os catalães a designassem de «La Moreneta»). A notícia rapidamente se espalhou e começaram-se a organizar romarias ao local. Tentando movê-la do sítio, esta não se deslocou, o que foi entendido como algo de sobrenatural. Construiu-se então uma capela, transformada em santuário pela fama dos milagres de Nossa Senhora de Montserrat.
Mais tarde, os reis católicos (finais do séc. XV) de Espanha mandaram construir um majestoso mosteiro, que foi entregue aos monges beneditinos. O papa Leão XIII (1878-1903) declarou a Virgem de Montserrat padroeira da Catalunha.