O CONVENTO DE PENAFIRME
A Magda redigiu um texto sobre a história deste convento:
«O convento que agora está em ruínas, pertenceu à Ordem dos Agostinhos e foi construído no século XIII. No século XVI o edifício medieval foi substancialmente ampliado. Segundo João Luís Inglês Fontes “nos finais do século XVII e inícios do seguinte o complexo conventual incluía uma grande diversidade de estruturas que as actuais ruínas tornam insuspeitas: além da igreja, que era antecedida por um alpendre e em frente da qual existia uma fonte, o mosteiro incluía o claustro, um jardim, um refeitório, uma cozinha, uma despensa, um lagar e uma adega, o dormitório dos frades e uma enfermaria e hospedaria, uma livraria, uma casa de romagem e diversas dependências para os animais (estrebaria, currais, casas para galinhas e coelhos) e para o armazenamento dos alimentos (celeiro). A igreja, além da sacristia, tinha um coro, púlpito e diversos altares com as respectivas imagens, entre as quais se contavam as da Senhora da Graça e da Assunção, de S. Francisco, do Menino Jesus, de S. Nicolau e de S. Sebastião, além de uma arca com os restos mortais de Frei João de Estremoz”*.
A localização deste convento foi alterada por causa dos piratas que vinham do mar (foi assaltado várias vezes), assim como pelo avanço das areias sobre o edifício e as hortas dos frades.
Em 1735 começa a construção do novo convento na Póvoa de Penafirme, mais longe do litoral e o velho foi abandonado quando se deu o Terramoto de 1755.
* A dos Cunhados – Itinerários da Memória, coord. João Luís Inglês Fontes, A dos Cunhados, ed.ª Pró – Memória, 2002, p.113.
2 comentários:
é impressao minha ou somos mesmos nos (os antigos membros do clube) que estamos nas fotografias??? ainda bem que vao preservar o convento... podiam recontrui-lo!! bjs e boas ferias!
São mesmo vocês! Este ano não levámos máquina fotográfica e é uma forma de recordar o grupo do ano passado.
Boas férias também para ti!
Bjs
Enviar um comentário