A ARTE DA CANTARIAno Reguengo Grande
As povoações que temos vindo a estudar (Moledo, Reguengo Grande e S. Bartolomeu dos Galegos) situam-se no ou em redor do planalto das Cesaredas, uma formação calcária que tem fornecido a matéria - prima para uma das indústrias mais antigas da região – as oficinas de canteiros. Foram eles que, desde a Idade Média, construíram muitos dos monumentos do concelho ou dos concelhos limítrofes (veja-se o caso da Igreja gótica de Santa Maria do Castelo da Lourinhã) e mais recentemente, as cantarias das portas e janelas de muitos edifícios.
Isto vem a propósito de uma carta*, datada de 4 de Maio de 1928, de um canteiro do Reguengo Grande, senhor Francisco Luiz Corredoura (filho), dirigida ao pároco de A dos Cunhados (Torres Vedras) para que este lhe pagasse as despesas da feitura do orçamento de fornecimento de cantarias (estava-se a iniciar nessa data as obras de ampliação da igreja), já que o trabalho não lhe tinha sido encomendado.
Este documento é interessante (para se ler basta clicar sobre a imagem para ampliar) porque testemunha a existência desta actividade tradicional na região, como também nos dá informações interessantes sobre os percursos de antigamente. Reparem: este senhor para ir a A dos Cunhados, em 1928, apanhava o comboio para Torres Vedras e depois a diligência, quando, hoje, a distância por estrada é muito mais curta (reparem também no preço dos transportes em relação ao salário de um dia de trabalho).
Para terminar, gostaria de levantar duas questões:
1. Será que há ainda algum descendente do senhor Francisco Luiz Corredoura ligado a esta indústria?
2. Em que estação é que os habitantes do Reguengo Grande apanhavam ou apanham o comboio da linha do Oeste?
Maria dos Anjos Luís
* Encontrei esta carta no Arquivo Paroquial de A dos Cunhados, onde me encontro, nos meus tempos livres e férias, a inventariar e a acondicionar a documentação antiga, com vista à organização do respectivo Arquivo Histórico. Tenho contado com o precioso auxílio da D. Domitília Nunes, que durante muitos anos trabalhou no cartório paroquial.