ARTES DECORATIVAS – IV
AZULEJARIA da Igreja do Convento
de Santo António da Lourinhã
Armanda Prioste, Mariana Aguiar e Sara Ferreira
Painel da Pregação aos Peixes, Capela-mor
Na cidade de Rimini, em Itália, as pessoas mantinham-se indiferentes e até hostis à pregação de António. Ele, deixando a cidade, junto da foz do rio Marecchia, começou a chamar: “Vinde vós, peixes, ouvir a palavra de Deus” e deu-se o milagre
, os peixes juntaram-se aos milhares para o ouvir. Curiosas, as pessoas começaram por se aproximar e, depois, maravilhadas e entusiasmadas acolheram a sua palavra.
Encimado por uma cruz com uma flor, este painel é muito interessante porque apresenta Santo António a pregar a peixes que apresentam cabeças monstruosas de cães, de porco, de pato … Desde o final do século XVII até meados do século VIII a pintura em azulejo fez-se exclusivamente com azul sobre branco: foi a moda do azul e branco. Os estudiosos apontam como causa principal a influência da porcelana chinesa, que tinha sido dada a conhecer pelos portugueses à Europa já desde os princípios do século XVI. Mas é só por volta de 1650 que a moda do azul e branco na azulejaria se impõe. Azul e branco passaram a ser sinal de bom gosto durante cerca de 60 anos. 
Nos painéis de azulejo aparecem agora “cenas”, tal qual como nos quadros. É que a pintura dos azulejos passou a ser confiada a mestres pintores, enquanto antes eram os artesãos ou os seus aprendizes quem a fazia. Esses painéis figurativos são rodeados de complicadas molduras: pilastras, colunas, cordões, borlas, conchas, frutos, anjinhos, vasos, enrolamentos, etc. Por vezes os painéis (chamados silhares quando vão até meio da parede) são recortados em cima, numa preocupação de ocultar as linhas direitas tão ao gosto do Barroco e do Rocócó.
Painel do Milagre da mula, Capela-mor
Durante uma pregação, um homem levantou-se e fez um desafio a António: acreditaria na presença real de Cristo no Sacramento, se a sua mula se ajoelhasse perante a custódia com a Eucaristia. A mula sem comer havia 3 dias, recusou a aveia que o dono lhe oferecia, e ajoelhou-se perante o Santíssimo Sacramento, o homem convenceu-se e converteu-se.
Painel de azulejo "Albarrada" (cesto com flores), na parede da nave e silhar de figura avulsa de tipo "estrelinha", com flores e diversos barcos (elementos alusivos ao local) e com estrelinhas aos cantos, na parede sob o coro.
